Home Destaque fixo Sintaema repudia demissões em massa na Sabesp. Dia 25/08 tem assembleia!

Sintaema repudia demissões em massa na Sabesp. Dia 25/08 tem assembleia!

Trabalhadores e trabalhadoras da Sabesp chegaram hoje aos seus postos de trabalho e foram surpreendidos com a pior cena possível: a demissão sumária.

O que estamos vendo é uma onda de assédio, pressão psicológica e abuso de poder. A direção da Sabesp privada tem forçado adesão ao chamado “PDV Dirigido”, que atinge setores estratégicos como Atendimento, Almoxarifado, TI e Jurídico — todos entregues de bandeja para a terceirização.

A justificativa? Uma mentira repetida: “baixa produtividade”. Na prática, trata-se de uma manobra para enxugar o quadro, cortar direitos e ampliar as margens de lucro dos acionistas.

Na Baixada Santista, já são 5 trabalhadores e trabalhadoras demitidos.

O Sintaema recebeu os trabalhadores e trabalhadoras demitidos, na sede do Sindicato, ouviu os relatos, acionou seu departamento jurídico e vai à luta. Já estamos preparando uma ação coletiva na Justiça contra o assédio e a violência que marcam esse processo criminoso.

E a luta não para aí: além das ações jurídicas, o Sintaema vai realizar uma Assembleia Virtual na segunda-feira, 25 de agosto, às 18h, para decidir junto com a categoria os rumos da mobilização.

👉 Para participar, é necessário se inscrever pelo link: INSCREVA-SE, AQUI!

“Denunciamos: essas demissões não são apenas um ataque aos trabalhadores — são um ataque ao povo de São Paulo. Porque, junto com o desmonte, vêm os crimes ambientais, despejo de esgoto nos rios, a falta d’água, o aumento abusivo das tarifas e a precarização do atendimento”, frisa o presidente do Sintaema, José Faggian.

Era o que sempre dissemos: a privatização traria para São Paulo o que há de pior no modelo de sociedade defendido por Tarcísio de Freitas — lucro para poucos, sofrimento para muitos.

👉 O Sintaema não vai se calar. Essa luta é de todos e todas!