Home Notícias Sabesp – Campanha salarial 2021 | Trabalhadores aprovam pauta de reivindicações

Sabesp – Campanha salarial 2021 | Trabalhadores aprovam pauta de reivindicações

Em assembléia virtual realizada na noite de ontem (3) em conjunto com o Sindicato dos Advogados, os trabalhadores e trabalhadoras da Sabesp aprovaram a pauta de reivindicações 2021/2023 por unanimidade.

O presidente do Sintaema, José Faggian, iniciou a assembléia virtual frisando a incapacidade de condução de o governo federal lidar com a pandemia, já que depois de um ano o Brasil está em sua pior fase, com recordes diários de mortes e contaminações, além da crise econômica.
Portanto, este formato virtual de assembléia ainda será muito usado devido ao quadro grave que pede isolamento, porém a luta continua a mesma:

“Não aceitaremos nenhum direito ou conquista a menos, ao contrário, lutaremos para avançar a partir do atual patamar”, disse o presidente Faggian.

Entre as principais reivindicações podemos citar o piso salarial, reajuste salarial para repor a inflação acumulada de dois anos anteriores e reposição inflacionária pelo IPC-Fipe, equivalência salarial para os aposentados, PPR igualitária, Plano de Cargos e Salários, garantia no emprego (inclusive na pré-aposentadoria), reajuste nos benefícios, plano odontológico, manutenção do ATS e todos os adicionais, cheque farmácia, auxílio-creche, cheque supermercado e demais itens econômicos e sociais já existentes.

Novidades

As principais novidades se deram por conta da pandemia com a introdução do teletrabalho, home office e as novas tecnologias, inclusive o sindicato contou com assessoria do Dieese para lidar com esta nova condição e suas regras a fim de que nenhum empregado nesta situação tenha qualquer prejuízo.

Nesse item, o Sintaema pede na pauta que o trabalho remoto seja de forma temporária e com a anuência do sindicato, e deixa bem definido os direitos dos trabalhadores nestas condições e as obrigações da empresa, inclusive tratando da jornada, equipamentos, benefícios, cursos e apoio psicológico, entre outros.

Também foi incluído na pauta o programa de imunização com vacinas para todos os trabalhadores e gestões da empresa junto à secretaria da saúde para garantir a segurança dos empregados na pandemia.

Frente à ameaça de privatização da Sabesp, a pauta pede ainda que a Companhia mantenha os contratos de programa e forme uma comissão paritária com o Sintaema para que, no caso de a empresa sofrer alienação, realocar 100% do seu quadro de trabalhadores em outras regiões aonde atue.

Aprovada por unanimidade

Após a discussão das reivindicações, inclusive com alterações e inclusões, como a sugestão de trabalhadores para que a empresa forneça máscaras descartáveis pela empresa no item que trata dos EPI’s, e adicional alimentação para os trabalhadores que estão na linha de frente, como exemplos, a pauta foi aprovada por unanimidade.

Vale ressaltar que algumas reivindicações colocadas na pauta por causa da pandemia já vêm sendo solicitadas pelo sindicato desde o ano passado por meio de ofícios e reuniões, como as vacinas contra a covid.

A pauta será entregue à Sabesp entre os próximos dias e disponibilizada na íntegra no site do Sintaema. A assembleia virtual contou com quase 100 participantes, número bem acima das assembleias presenciais de aprovação de pauta dos anos anteriores.

Seja no virtual ou no presencial, estamos juntos, a luta continua!

Assista a assembleia transmitida ao vivo: