Em mais uma ação de luta em defesa da água como bem público dirigentes sindicais realizam mais uma blitz no Congresso Nacional nesta terça (13). Presente na ação, o dirigente nacional da CTB, Anderson Guahy, Victor Frota do Stiu-DF e o Victor Costa do Sindicato dos Eletricitários do Rio de Janeiro.
Bancada do PSB
Em reunião com os sindicalistas, a Liderança da bancada do PSB na Câmara dos Deputados se comprometeu em reforçar com a bancada a assinatura pela Frente Parlamentar Mista em Defesa do Saneamento Público.
Leia também – Saneamento público | Deputado do PDT reforça luta do Sintaema e da CTB em Brasília
Segundo informações da direção da CTB Nacional, o PSB já está ciente da luta pela Frente Parlamentar Mista em Defesa do Saneamento Público e vai atuar junto aos seus parlamentares para que todos assinem o requerimento do PCdoB pela criação da Frente.
“Uma pauta central para o país e a população, sobretudo a mais vulnerável”, defendeu o PSB durante a conversa com os dirigentes sindicais.
Bancada do PSOL
Os dirigentes sindicais também se reuniram com a Liderança da bancada do PSOL que firmou compromisso em, até o final da semana, toda a sua bancada assinar pela Frente em Defesa do Saneamento Público.
Apoio do PT
Em conversa com a deputada federal Juliana Almeida (PT/SP), a parlamentar se comprometeu a também completar as assinaturas do PT que ainda faltam pela Frente Parlamentar Mista em Defesa do Saneamento Público
Confira 5 razões para ser contra a privatização de empresas de saneamento como a Sabesp:
- Ela é o ente público que instrumentaliza o saneamento básico, que garante o abastecimento de água para cerca de 30 milhões de pessoas, nos 375 municípios que atende, e a coleta de esgoto 25,2 milhões.
- É uma empresa decisiva para a conquista da dignidade de milhões de paulistas, por meio do direito humano ao acesso à água limpa e segura e ao saneamento.
- Ela é financeiramente saudável, com credibilidade e confiança dos seus serviços e comprovada responsabilidades socioambientais e econômico-financeiras.
- É lucrativa e ela, sozinha, foi responsável por 30% dos investimentos em saneamento no Brasil realizados entre 2016 e 2020 – a cifra de R$ 21 bilhões. Isso revela a força e a importância da nossa Sabesp para o alcance da universalização do saneamento no país.
- A Sabesp privatizada estará sob o comando de investidores e conglomerados financeiros, totalmente interessados em maximizar lucros e transferências de dividendos aos seus acionistas, desmontando o papel social que a Sabesp exerce e que é fundamental em tempos de crise como foi na pandemia e em tragédias como a que ocorre no Litoral Norte de São Paulo no início deste ano.
PEÇA APOIO DO SEU DEPUTADO E DO SEU SENADOR
Ajude nesta luta! Cobre o seu deputado ou sua deputada a assinar pela criação da Frente, basta clicar no botão abaixo:
PELA FRENTE EM DEFESA DO SANEAMENTO PÚBLICO
Água é vida, não mercadoria! Venha somar na luta do Sintaema em defesa da água e do saneamento com bens públicos e direitos universais!