Home NÃO À PRIVATIZAÇÃO! Efeito da privatização da água | População denuncia aumento abusivo da tarifa...

Efeito da privatização da água | População denuncia aumento abusivo da tarifa no RJ

Muitos consumidores estão reclamando que a conta de água no Rio de Janeiro ficou mais cara desde que a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) foi vendida, em abril 2021, para a empresa Águas do Rio. Reportagem da Globo Rio de Janeiro mostra que, em um condomínio do Catete, a conta de água passou de R$22 mil por mês para R$90 mil.

Leia também –  Após privatização, tarifa de água em Ouro Preto (MG) tem alta de 5.385%

O síndico do prédio diz que, desde que a Águas do Rio assumiu, o cálculo da conta mudou. Ao invés de levar em conta o consumo apurado pelo hidrômetro, a concessionária cobra do condomínio o valor do consumo mínimo e multiplica por cada um dos 520 apartamentos e das 32 lojas do prédio.

Outros síndicos de condomínios em Ipanema e Laranjeiras também reclamaram do valor da conta. Diversos condomínios voltaram a procurar a Justiça para tentar rever a cobrança.

Em 2015, por considerar que esse tipo de cobrança geraria enriquecimento ilícito, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) considerou essa modalidade de cobrança ilegal.

Aumento de 564%

No Procon do Rio de Janeiro, as reclamações contra a Águas do Rio também não param de aparecer. O órgão já notificou aÁguas do Rio após constatar um aumento de 564% no número de queixas recebidas contra a concessionária responsável pelo abastecimento no estado.

O percentual compara o início deste ano com o mesmo período do ano passado. Alguns consumidores relatam que o valor da conta de água mais que dobrou e em alguns casos até triplicou neste mês de janeiro. Além do Procon, muitas pessoas estão recorrendo à Justiça para tentar resolver o problema.

Confira a reportagem: