Home NÃO À PRIVATIZAÇÃO! MP da sede e da conta alta é aprovada na Comissão Mista

MP da sede e da conta alta é aprovada na Comissão Mista

Mesmo com toda a luta e resistência, a MP 844/18 que abre as portas do saneamento para a iniciativa privada foi aprovada.

O Sintaema participou da força tarefa da Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental, da qual o Sintaema é integrante, em Brasília nos dias 30 e 31 de outubro contra o desmonte do saneamento a nível nacional, porém, mesmo com toda a pressão contrária, a MP 844/18 foi aprovada na Comissão Mista do Congresso.

Foram diversas ferramentas usadas para tentar impedir a MP da sede e da conta alta, muitas reuniões com a bancada da minoria com forte atuação no
sentido de impedir tal dano. No dia 30 a Frente participou da eleição do presidente da comissão, que imediatamente indicou o relator e em 20 minutos eles apresentaram o relatório com 93 páginas.

A pressa para aprovar a MP era tanta que queriam que isso acontecesse na mesma sessão, porém, com muita pressão, a Frente consegui uma audiência pública no dia 31 para tentar convencer os parlamentares, mas o esforço concentrado foi em vão.  Ainda assim a Frente se reuniu com o líder do governo da Casa Civil, mas ele não atendeu as demandas. Passaram o trator por cima de tudo, e á noite aprovaram o texto na Comissão Mista.

Vale ressaltar que a Frente presenciou um profundo desrespeito ao regimento interno e uma forte participação e interferência dos mandatários do novo governo que já ocupam as casas legislativas. Como bem disse um dos deputados da oposição “É bom que Temer e Bolsonaro saibam que eles podem muito, mas não podem tudo”.

Frente a esse quadro nebuloso será necessário intensificar ainda mais a luta contra o ataque aos bens públicos. O próximo passo da Frente será fazer gestões junto aos parlamentares indecisos para que a MP não seja aprovada nos plenários da Câmara e do Senado.

CLIQUE AQUI E LEIA O MANIFESTO DA FRENTE NACIONAL PELO SANEAMENTO AMBIENTAL SOBRE A MP DO SANEAMENTO BÁSICO

Não vamos desistir, a luta continua!