O Departamento de Meio Ambiente do Sintaema promoveu a live que abordou o tema “Produção de Água a partir da Recuperação de Nascentes e Reflorestamento de Áreas Degradadas”, com o biólogo Especialista em Gestão Ambiental, Paulo Henrique Pereira, idealizador e Gestor do Projeto Conservador das Águas de Extrema Estado de Minas Gerais e Coordenador do Plano Conservador da Mantiqueira.
O biólogo contou um breve histórico de seu projeto em Extrema que começou em 1995 e da importância em levar esta experiência em outras cidades para se ter políticas públicas na conservação de águas.
No início do projeto o biólogo formou uma equipe com vários profissionais e frisou a importância dos trabalhadores da Sabesp que ajudaram a encontrar os melhores dados para se criar diagnósticos da água, a situação das bacias, e a partir do diagnóstico criou o projeto em Extrema para preservar os sistemas de água, incluindo a questão florestal e do saneamento.
O Projeto conservador das Águas de Extrema introduziu o pagamento por serviços ambientais, ou seja, pagar para que os agricultores locais preservem suas nascentes.
Tal ação passou a ter grande repercussão e está sendo levada para vários municípios uma vez que a preservação das nascentes resulta em aumento do volume de água, o que envolve a importância de preservar mananciais.
“Temos que ver o que é possível na prática e depois do ponto de vista ambiental, e em um momento os dois objetivos se encontram. “Foi difícil a adesão dos agricultores no início, porém hoje já temos dois milhões de árvores plantadas e mil hectares de floresta recuperados”, destacou o biólogo.
A live mostrou que políticas públicas a partir de projetos como os de Extrema e da Mantiqueira são necessárias e muito importantes para a produção da água e preservação do meio ambiente.
Para finalizar, o diretor de Meio Ambiente do sindicato, Luciano Salmar Taveira, indicou o filme “A lei da água”, feito à época da mudança do Código Florestal, mudança esta considerada um retrocesso pelos ambientalistas.
Sintaema, em defesa e preservação das águas e do meio ambiente!
Acesse a página do Sintaema no facebook e assista a todo o conteúdo da live.