Home Lutas da Classe Trabalhadora Alesp sedia ato solene em memória da Guerrilha do Araguaia

Alesp sedia ato solene em memória da Guerrilha do Araguaia

Ao completar 50 Anos do desfecho da Guerrilha do Araguaia, os mandatos da deputada Leci Brandão (PCdoB/SP) e do deputado Maurici (PT/SP) convidam para uma reflexão sobre este importante acontecimento da luta política nacional, ocorrido no período mais crítico da Ditadura Militar Brasileira, quando o fascismo desfilava triunfante e o seu partido – a Arena – era o maior da América Latina.

O evento contará com a presença de figuras como José Genoíno, ex-deputado federal, participante da Guerrilha do Araguaia, e do jornalista Osvaldo Bertolino, estudioso dos acontecimentos e autor do recente livro Guerrilha do Araguaia “Verdades, Fatos e Histórias”.

Resistência por liberdade

Vale lembrar que, naquele momento da história política do país, Ato Institucional nº 5 havia fechado o Congresso, cassado mandatos, suspenso as eleições em todos os níveis, calado a oposição. Os partidos políticos, os sindicatos, as entidades estudantis e populares estavam fechados ou perseguidos. Os meios de comunicação estavam submetidos à mais férrea censura, a cultura garroteada.

Foi nesse contexto que um grupo de moradores do sul do Pará, atacados pelos Forças Armadas brasileiras, deram início à resistência guerrilheira do Araguaia, sob a direção do Partido Comunista do Brasil.

Entre os guerrilheiros se encontravam Maurício Grabois, Ângelo Arroio, Helenira Rezende, “Osvaldão”, “Dina”e os gaúchos João Carlos Haas Sobrinho, José Huberto Bronca, Cilon Cunha Brum e Paulo Mendes Rodrigues. João Amazonas e Elza Monnerat participaram diretamente de sua preparação, mas não estavam na área no momento do início da luta.

Serviço:

Ato Solene – Guerrilha do Araguaia 50 Anos
Horário: das 19h00 às 22h00
Local: Auditório Teotônio Vilela
Solicitante(s): Deputado Leci Brandão (PCdoB/SP) e Deputado (PT/SP)