Ciente do papel central do meio ambiente para a vida, o Sintaema sempre se empenhou na luta em defesa de órgãos como a Fundação Florestal. Em 2022 não foi diferente!
Começamos o ano com uma ampla reunião no dia 8 de fevereiro com o deputado estadual Caio França (PSB), na qual a direção do Sintaema expôs ao parlamentar a situação de precarização salarial da categoria que há mais de seis anos trabalha sem nenhum reajuste salarial.
O ano também foi de luta, realização de debates e de diversas reuniões setoriais para organizar a categoria contra o desmonte do órgão, pela cobrança da realização de concursos públicos para recomposição do quadro de funcionários da Fundação.
Para tanto, no Dia Mundial da Água realizamos um grande ato na porta da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) para reiterar nossa luta em defesa da “Água é vida, água não é mercadoria” e da Sabesp, CETESB e Fundação Florestal.
“É um crime o que o governo tucano faz com essas empresas. Desmontam os serviços, pioram a vida das pessoas para garantir o lucro de pouco”, afirmou o presidente do Sintaema, José Faggian no ato.
Campanha Salarial
Em março a categoria travou luta firme em mais uma campanha salarial. Entre os avanços, a categoria conquistou reajuste de 10,33% sobre os salários, férias, adicionais, entre outros.
Além do reajuste, a direção do Sintaema destacou como pontos importantes para essa campanha salarial a luta pelo aumento dos vales refeição e alimentação, melhoria da cesta básica, plano de cargos e salários, CRF, garantia de EPIs (Equipamento de Proteção Individual), segurança, modalidade híbrida de trabalho (remoto + presencial) qualidade das condições de trabalho, realização de concursos para recompor o quadro funcional da Fundação, entre outros.
Defesa da PETAR
Outra importante luta do Sindicato foi a jornada contra a privatização do PETAR (Parque Estadual Turístico Alto do Ribeira). Além de um grande ato realizado na cidade de Iporanga, o Sintaema participou de duas audiências com o presidente da Fundação Florestal para pedir barrar a proposta.
A luta em defesa da PETAR segue e o Sintaema está vigilante e atuando para barrar qualquer proposta que seja contra a preservação dos nossos parques.
Defesa dos Guarda-Parques
Outra grande ação do Sintaema é na luta em defesa dos direitos dos guarda-parques. Pensando nisso, nos dias 30 e 31 de julho, na Colônia de Férias do Sintaema, em Nazaré Paulista (SP), a direção do Sindicato participou do 1º Congresso da Associação Guarda-parques do Estado de São Paulo. Durante o evento, os participantes debateram a situação da categoria, as condições de trabalho, a luta pela regularização e a importância dos guarda-parques na proteção e preservação do meio ambiente.
Confirma mais lutas em defesa da Fundação Florestal!