Encontro de delegados apontou que 2019 a unidade da classe trabalhadora será fundamental na luta contra a retirada de direitos
O Departamento de Formação do Sintaema promoveu o Encontro de Delegados Sindicais e Suplentes da categoria no dia 13 de dezembro trazendo um debate político de qualidade sobre a atual conjuntura do país diante das políticas neoliberais que o presidente eleito Jair Bolsonaro pretende implantar.
Antes do debate houve a palestra sobre Perfil Profissiográfico Previdenciário- PPP, com o Coordenador do Sesmt-Mis da Sabesp, Dr. Ayrton Harki Jouti, para que todos pudessem entender melhor essa modalidade e tirar dúvidas porque as mudanças que estão acontecendo no país atingirão a todos com a implantação do E-social. O PPP é reivindicado pelo trabalhador quando ele vai se aposentar ou se desligar da empresa.
Os palestrantes do debate político falaram da força da nossa Constituição de 1988 e foram unânimes quanto à imprescindível unidade da classe trabalhadora para os enfrentamentos que virão.
“A unidade do movimento sindical vai ser fundamental, é hora de se pensar em política coletiva. A esperança não acabou. Já passamos por uma ditadura e vamos juntos lutar e vencer esse período difícil que virá”.
Chicão- presidente da Fenatema
“2019 será um desafio nesse momento que vivemos, será a continuidade da resistência dos trabalhadores na defesa dos direitos e contra a carteira verde-amarela”.
Ronaldo Leite – Secretário de formação da CTB
“O grupo que deu o golpe em 2016 não alcançou o objetivo de manter-se no poder e se viram sem condições de ganhar as eleições. O novo grupo que agora vai para o poder vem com reformas ultraliberais”. Temos que enfrentar e derrotar esse movimento com unidade de ação nas ruas, nas fábricas, em todos os lugares”.
Breno Altman – Jornalista
“Está em curso de forma muito acelerada a restauração da agenda neoliberal com as “mãos” do imperialismo norte-americano. Vamos desenhar uma condição nova, se unir em frente ampla e dialogar com todos os setores da sociedade”
Adilson Araújo – Presidente da CTB nacional
A nossa Constituição dá conta de tudo o que precisamos, ela não é perfeita, mas é a garantia que nós temos de soberania popular, dignidade da pessoa humana e direito ao trabalho.
Vanderlei Siraque – Da executiva do PCdoB
Os delegados e suplentes puderam interagir no debate que foi de extrema importância para o próximo período.
“O próximo período não vai ser fácil, a conjuntura é adversa, e além de Bolsonaro, aqui em São Paulo vamos enfrentar o Dória. O papel do delegado sindical será fundamental para organizar a luta na base”.
José Faggian – diretor de imprensa e Presidente eleito para o próximo mandato do Sintaema.
Vale destacar a presença do companheiro Nivaldo Santana, ex-presidente do Sintaema.
Ao final, o atual presidente do Sintaema, Rene Vicente, fez uso do momento para se despedir emocionado da categoria e agradecer a todos pelos anos de luta.
“Continuamos juntos na luta!”