Formação e Aposentados – Ampliando conhecimentos para a categoria

Publicado em 17/12/2019

Tamanho da fonte:

O Departamento de Formação e o dos Aposentados realizaram dois importantes eventos no dia de hoje (17) na qual os participantes puderam ampliar seus conhecimentos e expandir a consciência sobre as questões que permeiam a classe trabalhadora.

A primeira palestra foi com a professora da Unicamp e do Cesit – Liliana Lima, que falou sobre “Prazer e sofrimento no trabalho”, com abordagem sobre os principais distúrbios causados no ambiente de trabalho e a interface com a saúde mental, como a depressão, entre outras, muitas vezes tendo como causas a discriminação, opressão, assédio e perda de direitos.

“A depressão é o acidente de trabalho que ninguém vê. É preciso que o trabalhador procure o psicólogo, o Ministério do Trabalho, o sindicato, e toda a ajuda necessária para seu bem estar”, frisou a professora.

Para fazer um histórico do capitalismo tivemos a presença de *Rita Von Hunty, que com uma didática excepcional falou do capitalismo e das consequências nefastas que vêm de longa data até os dias atuais.

“O capitalismo ignora o sofrimento das pessoas, sem exploração não há capitalismo. É mais fácil imaginar o fim do mundo do que o fim do capitalismo”.

“Para cada bilionário precisa ter um povo na miséria, que não tem casa própria, que vive nas piores condições possíveis. A expectativa de vida no Nordeste ou de quem vive na periferia é menor que o tempo de espera de uma aposentadoria”.

Vale destacar a presença dos companheiros Adilson Araújo, presidente da CTB nacional, Nivaldo Santana, secretário de relações internacionais da CTB, e Ronaldo Leite, secretário de formação da CTB, que lançará com o Sintaema e demais sindicatos o vídeo de campanha do fortalecimento dos sindicatos, no dia 23 de dezembro.

Ao final, o Sintaema proporcionou aos delegados, suplentes e aposentados uma confraternização de final de ano.

*Rita Von Hunty é o nome artístico de Guilherme Terreri Pereira, professor de sociologia e ator. 

 Juntos na luta, juntos na formação e confraternização!

Compartilhe agora com seus amigos
TwitterFacebookWhatsApp

Voltar ao Topo