Home Notícias Formação e organização marcam a luta do Sintaema em 2022

Formação e organização marcam a luta do Sintaema em 2022

Nestes 47 anos uma das marcas fortes do Sintaema é o investimento em debates, cursos de formação e audiências públicas. E por entender a importância de manter a categoria preparada para os debates em torno na luta do Sindicato, a direção realizou diversas atividades que contribuíram para a organização e resistência em 2022. Confira!

Fevereiro

Realizou nos dias 2 e 3 de fevereiro, na colônia do Sintaema, em Nazaré Paulista, o seminário semestral da direção do Sintaema. Um espaço de discussão, avaliação e planejamento da luta do Sindicato em defesa dos direitos da categoria.

Março

Com o objetivo de fortalecer a luta contra o machismo e contra o feminicídio, o Sindicato realizou o “O papel da Mulher Trabalhadora”. Uma iniciativa organizada em parceria com o Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES) e que contou com a presença da doutora em Educação e integrante da Coordenação Nacional da União Brasileira de Mulheres (UBM), Lúcia Helena Rincón Afonso.

Também no mês de março, o Sindicato realizou debate virtual no Dia Mundial da Água (22 de março) que teve como tema “O espaço da água, que torna a vida possível, vai sendo apropriado e modificado para poucos, piorando drasticamente as condições de existência da maioria da população. Como reverter isso, recuperando esse bem comum?”. E para debater esse tema, o Sintaema convidou o arquiteto e urbanista, Renato Tagnin.

Abril

De olho na organização da categoria para as lutas de 2022, a direção realizou no dia 19 de abril o primeiro Encontro de Delegadas e Delegados de 2022. A atividade, que contou com a palestra da diretora do Sindipetro-RN e diretora da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Fátima Maria Oliveira Viana, a Fafá Viana, debateu a brutal alta dos preços dos combustíveis e de como isso afeta a vida da população.

Ainda no mês de Abril, a direção do Sintaema organizou o seminário a “Privatização do Saneamento no Brasil. Quem perde e quem ganha?”, em Porto Alegre, no âmbito da programação do Fórum Social das Resistências. A atividade, que foi organizada pelo Sintaema São Paulo, contou com o apoio do Sintsama/Rio de Janeiro; SAEMAC/Paraná; Sindiágua/Rio Grande do Sul; e do Sintaema/Santa Catarina.

Maio

O Sintaema realizou o 14º Seminário de Aposentados e Aposentadas do Sintaema. A atividade, que reuniu cerca de 200 pessoas, entre aposentados, pensionistas e convidados, contou com a realização de debates importantes como as consequências da reforma da previdência, imposta por Jair Bolsonaro; a revisão da vida toda, aprovada pelo Supremo Tribunal Federal no dia 1º de dezembro; as eleições 2022; e a importância de fortalecer o Sintaema e a luta da classe trabalhadora.

Junho

Outro importante passo na luta em defesa da Sabesp foi a criação da Frente Parlamentar contra a Privatização da Sabesp, na Assembleia Legislativa de São Paulo, no início de junho. Iniciativa do mandato do deputado estadual Emidio de Souza, a Frente Parlamentar tem apoio de outros 20 deputados de 9 partidos de diferentes matizes políticos que estão somando na luta com várias entidades para não permitir que o governador Rodrigo Garcia entregue a maior empresa estatal do Estado de São Paulo à iniciativa privada.

Julho

No mês seguinte, o Sintaema participou de mais uma audiência pública contra a privatização da Sabesp. A atividade ocorreu no dia 5 de julho, na Câmara Municipal de São José dos Campos, e contou com o apoio e realização da Frente Parlamentar de São José dos Campos contra a privatização da Sabesp, composta pelos vereadores Amélia Naomi (PT), Juliana Fraga (PT) e Zé Luís (PSD).

Também em julho, ocorreu seminário sobre a previdência complementar fechada – análise das propostas de mudanças na Lei n. 108 e 109 e da Resolução Previc CNPC 53/2022. A atividade contou com a palestra da especialista em Previdência Complementar e em Direito do Trabalho Tirza Coelho de Souza explicou o que está em jogo com as ameaças de mudança na previdência complementar fechada e analisou as alterações propostas nas leis complementares Nº 108 e 109 e na Resolução Previc CNPC 53/2022.

Agosto

Em seminário realizado pelo Sintaema, a direção do Sindicato debateu a centralidade do enfrentamento às Fake News e a importância de se entender o impacto das notícias falsas para o debate político, sobretudo em um ano de eleições.

Setembro

De olho na centralidade das eleições, a direção do Sintaema participa de live com o tema “O Saneamento na Perspectiva dos Candidatos ao Governo de São Paulo”. A atividade foi organizada pela Associação dos Profissionais Universitários da SABESP (APU) em parceria com o Sintaema.

Outubro

O Sintaema realizou o segundo Encontro de Delegados e Delegadas do Sintaema, na pauta a organização da luta contra o candidato de Jair Bolsonaro, Tarcísio de Freitas, que já confirmou que tem como meta a privatização da Sabesp e desmontar os demais órgãos estatais – como CETESB e Fundação Florestal – que atuam com o meio ambiente em São Paulo.

Dezembro

Com o objetivo de reforçar suas ações na área da formação e fortalecer a atuação do Sintaema no campo de proteção e saúde no ambiente de trabalho, a direção do Sindicato firmou convênio com o Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho (Diesat). O Diesat destacou que haverá a realização de encontros presenciais para a formação da diretoria, focados na formação dos dirigentes sindicais de forma a salientar a importância da centralidade do mundo do Trabalho, o mapeamento dos direitos, a fiscalização no ambiente de trabalho e capacitação do dirigente para a atuação no campo da saúde do trabalhador e da trabalhadora.

Também em dezembro, foi realizado mais uma Encontro de Delegadas e Delegados do Sintaema, na pauta o balanço da luta e a organização da agenda de ação para 2023.