Home NÃO À PRIVATIZAÇÃO! Privatização, não | Fenatema prepara jornada nacional de luta para 2023

Privatização, não | Fenatema prepara jornada nacional de luta para 2023

Em reunião ocorrida nesta segunda (19), a Fenatema – da qual o Sintaema é filiado – definiu agenda de ação para as primeiras semanas do ano que comporá a jornada nacional de luta contra a privatização do saneamento no Brasil.

“A atividade de hoje tem como objetivo construir uma agenda de ação para a jornada de luta contra a privatização da Sabesp. Além da mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras do saneamento e meio ambiente, também iremos fortalecer a frente de ação nos espaços institucionais, pois está em nosso radar atuar para reverter alguns pontos do marco regulatório do saneamento sancionado por Jair Bolsonaro, entre eles, a volta da figura do contrato de programa”, informou o presidente do Sintaema, José Faggian.

Ele ainda destacou a luta mais específica de São Paulo em defesa da Sabesp. “Tenho dito que aqui em São Paulo caímos da frigideira para o fogo. Tarcísio de Freitas já deixou claro que irá privatizar a Sabesp. O que pra nós não é apenas um erro como um crime contra São Paulo”. E emendou: “A Sabesp é uma das maiores empresas de tratamento e distribuição de água do mundo, a maior da América Latina. Todos os anos a Sabesp fecha no azul. Não tem argumento razoável para defender uma privatização”.

Faggian também lembrou que diversos países do mundo estão fazendo exatamente o inverso, reestatizando os serviços de água e esgoto. “Na França e na Argentina, há um movimento para reestatizar as empresas de água, porque a privatização trouxe impactos muito nocivos. Quando a gente pensa em saneamento básico, estamos falando em saúde. Isso não pode ficar na mão de empresas privadas que buscam apenas o lucro”, destacou Faggian.

Diga não à privatização
Água é vida, não é mercadoria!