Home Lutas da Classe Trabalhadora Farra das privatizações | Venda de escolas é mais um presente de...

Farra das privatizações | Venda de escolas é mais um presente de Tarcísio para empresas privadas

Foto: Rogério Cavalheiro/ICL

O feirão de Tarcísio de Freitas com o patrimônio de São Paulo não para. Agora sua mira para a educação.

Na última semana, o governador forasteiro levou a leilão, na Bolsa de Valores de São Paulo, 17 escolas. Esta semana, outras 16 escolas deverão ser leiloadas. Além dessas escola, o projeto de Tarcísio é entregar a gestão administrativa de mais 143 escolas estaduais para a iniciativa privada.

Vale destacar que a empresa que arrematou o primeiro lote foi o Consórcio Novas Escolas Oeste SP, que tem como empresa líder a Engeform Engenharia LTDA, a mesma que administra sete cemitérios da capital. Lembrando que a gestão privada dos serviço funerários tem sido alvo de denúncias de preços superfaturados de caixões e enterros, num total desrespeito aos mortos e a seus familiares.

“Estamos diante de uma gestão da destruição. Até o final da gestão Tarcísio não restará mais nada. Aqui vale aquela máxima: quando tudo for privado, seremos privado de tudo”, frisa a direção do Sintaema ao reiterar seu apoio ao indicatuvo de greve do professorado.

A direção do Sintaema ainda destaca que o leilão das escolas é “um escândalo completo. Tarcísio vendeu cada escola por cerca de R$ 400 mil cada uma. O governo pagará ao longo de todo o contrato R$ 3,38 bilhões para o consórcio vencedor”, denuncia do Sindicato.

Foto: Luiz Damasceno / APP-Sindicato

Veja quais são os municípios que serão afetados pela privatização das escolas:

Lote Oeste (1) – prevê a construção de 17 escolas em Araras, Bebedouro, Campinas, Itatiba, Jardinópolis, Lins, Marília, Olímpia, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Rio Claro, São José do Rio Preto, Sertãozinho e Taquaritinga.

Lote Leste (2) – prevê a construção de 16 escolas em Aguaí, Arujá, Atibaia, Campinas, Carapicuíba, Diadema, Guarulhos, Itapetininga, Leme, Limeira, Peruíbe, Salto de Pirapora, São João da Boa Vista, São José dos Campos, Sorocaba e Suzano.

Capirava da Engeform acende alerta

Atualmente, a Engeform é investigada pelo Tribunal de Contas do Município (TCM) pelo péssimo serviço que realiza para a população, sobretudo a mais vulnerável.

Foi o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), que se tornou afilhado de Tarcísio, quem privatizou os cemitérios – 22 no total. Agora, Tarcísio entrega a educação das crianção e jovens do estado nas mãos da mesma empresa.

Liquida total

Além da Sabesp e agora da Educação, Tarcísio de Freitas segue com sua política de destruição geral através das privatizações. Dia 30 de outubro ele vendeu a Rota Sorocabana, que prevê 460 quilômetros de 12 rodovias. No dia 1º de novembro, foi realizado o leilão da loteria estadual.

E já sinalizou que no dia 28 de novembro, mais estradas serão vendidas: 93 quilômetros da Nova Raposo deverão ser repassados ao setor privado.

Para o Sintaema, está claro que Tarcísio venderá tudo que puder até 2026, quando a segunda fase do seu projeto inicia. Até lá São Paulo perderá todo o seu patrimônio e a população, em especial a mais vulnerável, sofrerá consequências terríveis.

Diga não à privatização!

Com informações das agências