Home NÃO À PRIVATIZAÇÃO! FAMA | Sintaema em defesa das águas e dos trabalhadores da categoria

FAMA | Sintaema em defesa das águas e dos trabalhadores da categoria

Ainda no dia 18 (domingo), o Sintaema apresentou um painel em defesa da água e dos trabalhadores da categoria na Universidade de Brasília “Federal” (UNB) e expôs todas as mazelas que estão acontecendo devido ao governo golpista.

Já não bastasse os ataques à classe trabalhadora no Brasil como a terceirização, reforma trabalhista, congelamento dos gastos públicos por vinte anos onde a população mais pobre já sente o descaso e penalidades no setor de saúde, educação e segurança e a ameaça à previdência social, agora a bola da vez é a tentativa de privatização do saneamento.

A MEDIDA PROVISÓRIA (MP) do ilegítimo Temer altera o marco regulatório do Saneamento da lei 11.445/07 e com isso escancara as portas da nossas águas ao capital privado.

No painel apresentado pelo Sintaema no dia 18 foi mostrado que as promessas das empresas privadas que oferecem facilidades, investimentos, modernização do sistema, tarifas sociais, redução de tarifas são falácias. A modernização é o atendimento eletrônico, as tarifas sociais são inalcançáveis, nunca houve redução de tarifas e sim aumento, claro, empresa privada quer lucro!

O mais grave é a substituição da mão de obra qualificada por baixos salários. Hoje o Brasil anda na contramão nesse assunto, enquanto países ricos retomam o abastecimento de água (já são 267 casos, só na França foram 106 casos, nos Estados Unidos 57), o que denota que a privatização da água não deu e não dará certo em lugar algum pelo seu caráter vital/social.

Os grandes tubarões financeiros como Ambev, Coca-Cola e Nestle, entre outros, migram para países mais pobres para usar a água como fonte e mercadoria de lucro.

O Sintaema abordou no debate as alterações na lei 11.445/07, principalmente o subsídio cruzado que querem retirar, e pelo entendimento da proposta, só serão privatizadas as empresas que dão lucro, e as mais carentes perderão o subsídio cruzado, importantíssimo instrumento social de acesso ao saneamento. A Lei também dá preferência às autarquias privadas nas concessões.

Esse evento teve um público representativo e o Sintaema continuará na luta em defesa da universalização do saneamento público e de qualidade, em defesa do trabalhador e contra a privatização e entrega da nossa água. Juntos na Luta!