Home Notícias Esclarecimento sobre a “Carta Aberta à População”

Esclarecimento sobre a “Carta Aberta à População”

As informações que constam do documento intitulado “Carta Aberta à População” foram  retiradas dos documentos oficiais “Estrutura organizacional da CETESB” , das datas de 29/12/2017 e 11/07/2019, que estão na intranet e foram divulgados pela própria empresa.  

A divergência entre o número de assessores e assistentes executivos apresentado no documento “Carta Aberta à população” e o número de assessores e assistentes executivos apresentado pela empresa decorre de que, segundo informação obtida posteriormente e fornecida pelo RH da própria empresa, algumas dessas posições não constam do referido documento. Assim, retificamos que realmente o número correto de assessores em 2017 era 31 e não 25, e em 2019 é 38 e não 35, o que modifica também o percentual de aumento na ocupação das posições de 40% para 23%.

De acordo com o documento “Estrutura organizacional da Cetesb” o número de vagas entre assistentes executivos e assessores era 40 e foi alterado para 41 em gestões anteriores como mencionado no documento “Carta à População”, o que de fato ocorreu em 2012, porém em nenhum momento afirma-se que a alteração ocorreu na atual gestão.

De acordo com o documento “Estrutura Organizacional da Cetesb” com data de 29/12/2017, divulgado pela empresa na intranet, o número de vagas entre assistentes executivos e assessores eram de 40 e o número de vagas ocupadas eram 25(Não foi computado nesse dado a vaga de Assessor do Conselho de Administração – CAD), o que retificamos para 31 vagas ocupadas, segundo informação adicional prestada pelo RH da empresa, como acima mencionada.

De acordo com o documento “Estrutura Organizacional da Cetesb” com data de 11/07/2019, divulgado pela empresa na intranet, o número de vagas entre assistentes executivos e assessores eram de 41 e o número de vagas ocupadas eram 35(Não foi computado nesse dado a vaga de Assessor do Conselho de Administração – CAD), o que retificamos para 38 vagas ocupadas, segundo informação adicional prestada pelo RH da empresa, como acima mencionada.

Em nenhum momento o documento “Carta Aberta à População” menciona que a maioria das vagas de assessor e assistente executivo é ocupada por Ad Nutum, o termo utilizado é “boa parte”, o que no nosso entendimento não recorre em nenhum erro, já que por volta de 20% das posições são ocupadas dessa forma.

O teor contido no documento “Carta Aberta à População” refere-se à gestão do governo do Estado de São Paulo e não à gestão da atual direção da empresa. Assim reiteramos, com as ressalvas acima mencionadas, que houve por parte do Governo do Estado de São Paulo, um total desrespeito pelos trabalhadores da CETESB, pois sequer foi dada a eles a oportunidade de discutir suas reivindicações na mesa de negociação, o que seria mais adequado e justo.

Atenciosamente,

José Faggian – Presidente do Sintaema