Ecossocialismo. O que é e qual a sua proposta? Quem responde é Michael Löwy, grande pensador marxista, cientista social e diretor de pesquisas do Centre National de la Recherche Scientifique, na França, que explica sobre o conceito de ecossocialismo.
Segundo Löwy, o ecossocialismo ganha força por volta da década de 70, quando importantes socialistas e marxistas passam a abordar a ecologia com seriedade. O professor explica que a ideologia está engajada em minimizar as crises ecológicas, principalmente em relação às mudanças climáticas, pois o problema, de acordo com ele, “é uma ameaça sem precedentes na vida deste planeta, em particular, à vida humana”.
Assim, além de ser uma questão ecológica, o ecossocialismo aborda questões políticas e sociais. Por isso, para Löwy, é importante que a sociedade tome consciência da crise ecológica para mudar a forma de pensar e de agir.
Além disso, Löwy enfatiza que, por ser baseado na exploração, é impossível o capitalismo estar relacionado com a ecologia. “O capitalismo destrói a natureza, o meio ambiente, destrói as florestas, envenena os rios, poluem os ares e, sobretudo, destrói o equilíbrio ecológico”, explica.
Fonte: Jornal da USP