Home Destaque 7 de Abril | Defender o SUS é defender a VIDA!

7 de Abril | Defender o SUS é defender a VIDA!

O Dia Mundial da Saúde foi criado em 7 de abril de 1948, pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Por entender a relevância da data para a construção de uma sociedade mais humana e saudável, o Sintaema ao longo dos seus 48 anos sempre esteve presente nas lutas em defesa da saúde pública e do SUS (Sistema Único de Saúde).

Tal como lutar pelo acesso universal – com o Estado como agente promotor – à água e ao saneamento, lutar em defesa da saúde pública é dever de todos. Exemplo concreto desta importância foi o papel jogado pelos profissionais da Saúde e pelos médicos do SUS durante a pandemia, maior crise sanitária deste século e que, por negligência do governo Jair Bolsonaro, deixou um rastro de mortes e perdas para o país.

O SUS, como principal patrimônio sanitário e social do povo brasileiro, deve ser fortalecido como nunca! Seus recursos orçamentários devem ser renovados à luz da soberania e segurança nacional! Não podemos aceitar que haja teto para esse serviço fundamental. Afinal de contas, defender a saúde é defender a vida.

Para o Sintaema, entidade representativa dos trabalhadores de água, esgoto e meio ambiente, e como tais também promotores da saúde, ressaltar o 7 de Abril como um dia de luta torna-se fundamental na batalha da defesa do SUS e dos profissionais que fazem desse sistema a referência que é.

Neste dia 7 parabenizamos os profissionais do saneamento e da saúde que atuam dia a dia pela defesa da vida.