Com cerca de 15 milhões de óbitos, a Organização Mundial de Saúde (OMS) informa que o número de mortes na pandemia no mundo foi 3 vezes maior do que apontam os dados oficiais até 2021.
Relatório da OMS aponta que o número (14,9 milhões de mortes, com uma margem de entre 13,3 e 16,6 milhões) é bem superior ao que consta nos dados oficiais do período: 5,4 milhões de mortes por causa da Covid entre janeiro de 2020 e dezembro do ano passado.
As novas estimativas da OMS mostram as mortes associadas direta ou indiretamente à pandemia de Covid-19. “O número de mortes, ou excesso de mortalidade, inclui óbitos associados diretamente a Covid-19, devido à doença, ou indiretamente, devido ao impacto da pandemia nos sistemas de saúde e na sociedade”, explica a OMS.
O Órgão ainda explica que o impacto direto da Covid e o indireto sem notificações, causado por falta de assistência médica, superlotação de hospitais ou pela demora em buscar o médico.
Abaixo, entenda os conceitos utilizados pelos epidemiologistas:
- Excesso de mortalidade: mede o impacto da evolução de doenças em uma população e a eficácia do sistema de saúde do país em socorrer esses doentes.
- Cálculo do excesso: é feita a subtração entre os óbitos por causas naturais registrados (ou esperadas) entre o ano analisado e a série histórica anterior.
- Mortes por causas naturais: são aquelas provocadas por qualquer doença, desde um infarto, câncer a Covid-19. Não entram, por exemplo mortes por acidentes, violência doméstica ou armas de fogo.
- Porque o aumento na pandemia?: Foi causado tanto pelo impacto direto da nova doença como pelo indireto, por falta de assistência médica por superlotação de hospitais ou pela demora em buscar o médico.
Fonte: G1