Home Notícias Conselho Sindical da CTB-SP define ações para 2015

Conselho Sindical da CTB-SP define ações para 2015

ctb_sp_conselho_politico_geral2

A CTB São Paulo realizou na manhã desta quinta-feira (26), no Hotel Excelsior, sua 2ª Reunião do Conselho Sindical. O objetivo foi aprofundar o debate acerca do atual momento político vivido pelo país e fortalecer as ações em defesa da soberania nacional e dos direitos dos trabalhadores.

ctb_sp_conselho_politico9

“Neste momento reunir o Conselho Sindical se mostra essencial para uma melhor análise e compreensão da responsabilidade do movimento sindical. Além disso, o Conselho tem como principal objetivo orientar e ajudar a direção da CTB para fortalecer a agenda da classe trabalhadora na conjuntura atual e propicie à central elaborar projetos que enfrentem essa conjuntura na qual a classe trabalhadora precisa se colocar como protagonista”, afirma Onofre Gonçalves, presidente da CTB São Paulo.

ctb_sp_conselho_politico_adilson

O debate contou com a presença de Aloísio Barroso, diretor de Estudos e Pesquisa da Fundação Maurício Grabois, que abordou o atual momento político vivido pelo país; e do presidente nacional da CTB, Adilson Araújo que expôs os desafios para o movimento sindical para o próximo período, diante da ofensiva golpista da direita. Para o sindicalista é imprescindível que a classe trabalhadora se mantenha mobilizada.

ctb_sp_conselho_politico_votacao

Ao final, os sindicalistas aprovaram as resoluções do encontro, que incluem um plano de lutas para 2015, bem como as moções apresentadas por representantes de diversas categorias.

Confira o documento abaixo:

RESOLUÇÕES DA 2ª REUNIÃO DO CONSELHO SINDICAL DA CTB SÃO PAULO:

1) Defesa da democracia e do projeto de desenvolvimento, da soberania nacional da Petrobras e dos direitos dos trabalhadores;,

2) Participar da agenda positiva aprovada pela nacional para nos dia 31/03, 01/04, 07/04 e 01/05;

31/03 – 17 horas na Quadra dos Bancários – Plenária de Lançamento do Movimento por Democracia, Mais Direitos e Combate à Corrupção. Em defesa dos direitos dos Trabalhadores, da Democracia, Reforma Política e da Petrobrás. Com entidades do movimento sindical e social.
07/04 – Mobilização em Brasília contra a votação do nocivo PL 4330/04 que escancara a terceirização, legaliza a fraude e precariza o trabalho. Precisamos garantir o maior número de companheiros e companheiras possível no Congresso Nacional (orienta-se chegar até às 10hs do dia 07de abril)
01/05 – Orientação da Nacional é que as estaduais iniciem a preparação da realização dos atos de 1º de Maio juntamente com as demais centrais sindicais, entidades do movimento social, estudantil, feminista e da juventude. Em defesa dos direitos e da democracia plena.

3) Construir uma alternativa sindical de luta entre as centrais e movimentos sociais;

4) Realizar reuniões plenárias regionais para discussão do atual momento político;

5) Acompanhamento das campanhas salariais dos sindicatos filiados, em curso e as que estiverem por vir.

MOÇÕES :

  • Moção de apoio à greve dos Servidores Públicos de Ribeirão Preto e dos Professores do Estado de São Paulo;

  • Moção de repúdio contra as demissões na Sabesp, que acontece em meio a uma crise hídrica em São Paulo;

  • Moção de apoio e fortalecimento dos conselhos regionais do estado de São Paulo;

  • Moção de repúdio a empresa Coca Cola em Sorocaba e de apoio aos funcionários que em luta conseguiram na Justiça (municipal e estadual) reverter as demissões em massa. Agora a empresa recorreu ao TST.

Fonte: Portal CTB