Home Notícias Sintaema indica representante para o Conselho Estadual de Recursos Hídricos de São Paulo

Sintaema indica representante para o Conselho Estadual de Recursos Hídricos de São Paulo

Composto por 33 conselheiros, sendo 11 de cada segmento (estado, município e sociedade civil), o Sintaema indicou para compor o coletivo Helifax Pinto de Souza (na foto), trabalhador aposentado da Sabesp e diretor do Sindicato, para ocupar uma das vagas para o período 2023/2025 no Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CRH) de São Paulo.

Segundo a direção do Sintaema, feita a indicação, o próximo passo será a divulgação das entidades habilitadas e, em não havendo restrição, à aprovação e a posse será no mês de abril deste ano.

Dentre as variadas atribuições do Conselho, compete ao conselho discutir e aprovar: propostas de projetos de lei referentes ao Plano Estadual de Recursos Hídricos, plano plurianual, diretrizes orçamentárias e orçamento anual do Estado, relatório sobre a Situação dos Recursos Hídricos no Estado de S. Paulo, entre outros.

Mais um espaço de defesa da Sabesp

Além dessas atribuições formais, a direção do Sintaema entende que o Conselho também é mais um espaço de discussão sobre a importância do saneamento público como modalidade mais eficaz para se alcançar a universalização do atendimento independente das condições socioeconômico de cada cidadão e cidadã.

“Como se sabe, a privatização desse setor, em particular da água, é a bola da vez, e sendo a Sabesp uma empresa relativamente bem estruturada e altamente lucrativa, e que agora está sob o comando de um governo privatista, precisa ser blindada, e é essa a motivação para a nossa participação no Conselho, e que, portanto, será a missão principal de nosso representante”, destacou a direção do Sindicato.

Sintaema, unidade e muita luta!

Leia também – Contra privatização da água e da energia, trabalhadores protestam na Bolsa de Valores de São Paulo no dia 14/02