Após exaustivas negociações, tanto na Sabesp quanto no Tribunal, empresa cedeu e acatou a proposta construída no TRT. Trabalhadores aprovaram a proposta por ampla maioria e suspenderam a greve.
Reunidos em assembleia na noite de hoje os trabalhadores da Sabesp aprovaram a proposta amplamente discutida e ao longo do tempo melhorada pelos sindicatos e pelo Tribunal.
Mediante a ameaça de greve, já que o Sintaema colocou como ponto de partida das negociações não retroceder em nenhum direito já conquistado, a Sabesp, que a princípio vinha insistindo com uma proposta tímida e inaceitável acabou cedendo à proposta conclusiva de 8,29%, e que obteve mais avanços na reta final, com o reajuste de 1% em julho de forma linear a todos os trabalhadores no Plano de Cargos e Salários, uma importante conquista.
Outro ponto decisivo foi a inclusão dos trabalhadores da Sabesp de Diadema (ex-Saned) nos mesmos moldes dos demais trabalhadores, com todos os direitos.
Vale ressaltar que a assembleia contou com companheiros de várias localidades, inclusive trabalhadores do Interior, que viajaram por horas para participar dessa decisão importante.
A assembleia ainda contou com o apoio do deputado estadual Alencar Santana (PT) e do companheiro Bitelli, da Fenatema.
Confira a proposta:
– Reajuste salarial de 8,29% (IPC-FIPE + 1% de aumento real);
-Reajuste em julho de 1% de forma linear para todos os trabalhadores na aplicação do Plano de Cargos e Salários, perfazendo um total de 9,37% de reajuste salarial;
– Reajuste de 10% sobre os benefícios de vale-refeição e vale-alimentação;
– Reajuste de 8,29% sobre os demais benefícios;
– Manutenção da cláusula da garantia de emprego a 98% do efetivo, conforme acordo coletivo anterior;
-Manutenção da Cesta de Natal;
-Garantia do PPR 2015, com reuniões bimestrais para acompanhamento e análise de metas;
-Criação de uma comissão para tratar do Plano de Saúde;
-Isonomia salarial para todos os trabalhadores da Sabesp de Diadema.
“Dentro da atual conjuntura, na qual o governo tucano continua tratando os trabalhadores com total descaso, vide a greve dos professores que já dura mais de 70 dias sem perspectiva, consideramos a proposta com importantes avanços, além da manutenção de todos os demais direitos e conquistas”, disse o presidente Rene Vicente.
Parabéns a todos, juntos na luta!
Contribuição assistencial
Para reforço do caixa da entidade, a assembleia também aprovou a contribuição assistencial de 1% dos sócios, dividido em duas vezes, e 3% dos não sócios, também dividido em 2 vezes.
Assista abaixo o vídeo da assembleia:
Veja abaixo as fotos da assembleia: