Home combate coronavirus CETESB | Sintaema se reúne com o RH para esclarecimentos de protocolos...

CETESB | Sintaema se reúne com o RH para esclarecimentos de protocolos na pandemia

Devido a mudanças que a CETESB fez em relação aos procedimentos na pandemia, ou seja, convocou trabalhadores entre 60 e 69 para retornar ao trabalho presencial, alguns inclusive com comorbidades elencadas no decreto do governo e que, portanto não deveriam retornar, o Sintaema se reuniu com o RH e com o setor de Medicina do Trabalho da empresa para esclarecer procedimentos e protocolos na pandemia, no último dia 7.

Os trabalhadores na situação citada sentiram-se muito vulneráveis com esta mudança, por isso foram várias as reclamações, tanto que sindicato já havia enviado ofício à direção da CETESB em novembro solicitando com urgência uma reunião com os médicos da empresa, o que agora foi atendido.

O Sintaema estava preocupado com esta questão, principalmente com as trabalhadoras e os trabalhadores de 60 a 69 anos que têm comorbidades, como, por exemplo, pressão alta, já que várias pessoas nessa situação haviam solicitado a continuidade do trabalho remoto e houve negativa por parte da empresa.

Na reunião foi esclarecido que primeiramente a pessoa deve se autodeclarar com comorbidade, apresentando sua justificativa para tanto, lembrando que as comorbidades que são consideradas para o caso de afastamento constam no Decreto do governo do Estado.

Após a autodeclaração no email coronavírus_cetesb@sp.gov.br, os médicos da empresa analisam o pleito e em seguida deferem ou não o pedido.

O que ocorreu, segundo o gerente do RH, é que no mês de outubro, quando houve o retorno ao trabalho presencial das pessoas de 60 a 69 anos, os médicos da CETESB não estavam em serviço: um estava de férias e o outro de licença médica.

Sendo assim foi contratada uma equipe de médicos terceirizados que tinham entendimento diferente com relação às comorbidades que possibilitavam a manutenção do trabalho remoto.

Orientação

Após esclarecimentos e a indicação de que os médicos efetivos da CETESB consideram todas aquelas comorbidades elencadas no Decreto, além de obesidade mórbida como motivo para que as pessoas continuem em trabalho remoto, o Sintaema orienta todas as trabalhadoras e trabalhadores para enviarem novamente sua autodeclaração de comorbidade no e-mail coronavírus_cetesb@sp.gov.br porque haverá uma nova análise por esses médicos e possivelmente a manutenção do trabalho remoto para essas pessoas.

O Sintaema permanecerá atento! Em caso de qualquer divergência pedimos ao associado que entre em contato com um dos diretores que representam as trabalhadoras e os trabalhadores da CETESB no sindicato para que possamos intervir junto à empresa.

Juntos na luta, juntos na saúde!