Home Campanha Salarial 2022 Campanha Salarial | Sintaema inicia negociação com a CETESB

Campanha Salarial | Sintaema inicia negociação com a CETESB

A direção do Sintaema participou, na manhã desta segunda (9), da primeira reunião de negociação da campanha salarial dos trabalhadores e trabalhadoras da CETESB. Participaram pela empresa o diretor de Gestão Corporativa, Aruntho Savastano Neto; e o gerente de Gestão de Recursos Humanos da CETESB, Fernando Roberto Sette.

“Avaliamos que essa primeira reunião foi positiva e a empresa já apresentou uma proposta para a categoria. Com itens como: o reconhecimento da data-base a partir de 1º de Maio e o reajuste salarial de 12,26% (IPC/FIFE)”, informou o presidente do Sintaema, José Faggian.

O dirigente alertou que a empresa também colocou na mesa a redução do percentual de garantia de emprego de 96% para 85%. “Como nossa premissa é partir sempre da ideia de nenhum direito a menos, achamos temerária a proposta de redução da garantia do emprego e vamos atuar para evitar isso”, frisou Faggian.

Ao defender a ampliação e melhoria da proposta, a direção do Sintaema lembrou que essa negociação ocorre em um clima econômico muito mais favorável. “Temos que ter em mente que o PIB de São Paulo cresce acima da média o que nos dá lastro para avançar e melhorar a propostas que está em negociação”, destacou a direção.

Ao final da reunião, Faggian encaminhou algumas propostas operativas para a negociação, como a criação de um calendário de reuniões de negociação e a criação de uma comissão para contribuir na construção da proposta para essa campanha.

Além disso, o Sintaema cobrou na reunião:

-A garantia da ultratividade do Acordo Coletivo
-Aumento de 24 para 25 do VR
-Aumento do VR e VA acima do IPC/Fipe
-A volta do pagamento da cesta básica de natal
-Os pagamentos dos retroativos dos dissídios coletivos de 2020 e 2021
-Aumento da gratificação de férias
-A realização urgente de concursos públicos
-Garantia do plano de carreira com o fim Cláusula 17
-Garantia de estabilidade dos delegados sindicais

Ficou acordado ainda que haverá mais duas reuniões de negociação uma para o 16 de maio e outra para 23 de maio, com horário a ser confirmado.