Na noite do último domingo (20), às 20h30, mais uma área da Sabesp sofreu com mais uma invasão seguida de assalto no Polo de Cotia. Há muito tempo o Sintaema vem denunciando à Sabesp e ao MIS os diversos assaltos e invasões em diversas áreas da empresa.
Segundo relato da direção do Sintaema, três indivíduos, todos armados, renderam o porteiro, o amarraram e na sequência, três trabalhadores que chegaram na unidade, que passaram o domingo de plantão, sob forte chuva, também foram rendidos e amarrados.
“Os indivíduos invadiram a Sabesp quebrando a cancela de entrada com um carro. Temos relato de que foram roubados diversos computadores da Sabesp, alguns celulares da empresa e dos funcionários, vários televisores utilizados para monitoramentos e o carro do porteiro”, informaram os diretores do Sindicato que acompanham a base.
Eles ainda relatam que, só quando a PM chegou foi que as vítimas só foram soltas. “O porteiro conseguiu, mesmo amarrado, acionar o 190”.
A direção do Sintaema ainda denuncia que este não é um fato isolado. Na última semana um dos trabalhadores da Sabesp, que também foi assaltado neste evento do Polo de Cotia, teve seu carro roubado em um estacionamento da empresa que fica na área externa.
“E o absurdo é que a Sabesp diz que neste caso não tem responsabilidades. Ocorre que, além dos pertences roubados, os prejuízos destes trabalhadores vão além dos bens materiais pois os trabalhadores estão com o emocional abalados”,relatou a direção do Sintaema.
O Sintaema informa que na última reunião com o MIS a direção informou sobre as diversas denúncias de assaltos e a situação de insegurança que vivem os trabalhadores. A Sabesp informou que já houve recuo do número, mas os relatos que chegam ao Sindicato dizem o contrário. Exemplos disso são as situações que atravessam os trabalhadores e trabalhadoras nas ETEs, nas ETAs, nos Polos e, principalmente, nos Sistemas Isolados – no início do mês houve roubo de cabos no grêmio do Polo de Osasco.
O Sintaema exige providências para essa escandalosa situação, a Sabesp precisa garantir segurança para seus trabalhadores e trabalhadoras, também exigimos o ressarcimento pelo prejuízo que estes trabalhadores estão tendo com estes assaltos.
Trabalhadores e trabalhadoras, Sintaema seguirá firme com vocês! Mais segurança já!