A direção do Sintaema se reuniu com a CETESB para discutir as propostas de reformulação do Plano de Carreira da categoria. Para o Sindicato, a proposta em tela é muito mais do que ajustes técnicos, coloca em risco direitos, a valorização profissional e a transparência nas relações de trabalho.
Confira os principais pontos de atenção para o Sindicato:
Avaliação sem impacto real: um retrocesso
A proposta de desvincular a avaliação de desempenho dos reajustes salariais e da progressão na carreira esvazia o reconhecimento ao bom trabalho e pode permitir que promoções ocorram sem critérios de mérito. O Sintaema defende a manutenção do vínculo entre desempenho e valorização profissional.
Piso salarial sem garantias
A falta de clareza sobre a definição de um piso salarial digno é um dos pontos mais graves. O Sintaema exige transparência e garantia de um piso compatível com a responsabilidade técnica e ambiental da função.
Promoções sob risco de arbitrariedade
A criação de um comitê gestor interno para decidir promoções, sem critérios claros, objetivos e com possibilidade de recurso, abre margem para favorecimentos. É preciso garantir processos públicos, baseados em mérito mensurável e com direito à ampla defesa.
Fim das provas
O fim das provas como mecanismo de progressão é uma avanço na luta da categoria, mas e sua substituição por um modelo de níveis e graus com percentuais decrescentes representa um passo importante nos instrumentos de ascensão profissional. O sindicato reforça que segue da defesa de critérios claros e que representem, de fato, valorização.
Processo burocrático exige vigilância
O trâmite de aprovação — que passa por gerências, diretoria, Conselho de Administração e CODEC — exige atenção e mobilização constantes da categoria.
O Sintaema estará vigilante em todas as etapas e seguirá cobrando que os interesses dos trabalhadores sejam respeitados.
O Sintaema já está agindo
Durante as apresentações internas, o Sindicato fez duras críticas à ausência de canais de recurso nas promoções e à falta de clareza no processo e reafirmou que não aceitará retrocessos disfarçados de “modernização”.
É hora de mobilização!
Diante da ameaça, o momento é de unidade e luta. O Sintaema convoca toda a base a se organizar:
✔️ Acompanhe nossos canais oficiais
✔️ Participe das assembleias e debates
✔️ Denuncie qualquer irregularidade
✔️ Dialogue com os colegas e fortaleça a união sindical
O Sintaema seguirá firme na defesa de uma carreira pública valorizada, transparente e justa!