A direção do Sintaema participou, nesta quinta (31), de ato contra o processo de reintegração de posse que prevê os despejo arbitrário de mais de cinco mil família das comunidades da 13 e 14, em Osasco (SP). Uma ação violenta que vem logo após a eleição de Gerson Pessoa, candidato do atual prefeito Rogério Lins.
“O ato de hoje denuncia o descaso da atual gestão da municipal e a ação da especulação imobiliária que, em sua sanha por lucro, condena essas cinco mil famílias ao desespero. São homens, mulheres e crianças que ficarão sem teto para construção do projeto ‘Nova Jaguaribe’. A ação é executada sem garantias legais de que essas famílias terão acesso a programas de moradia a longo prazo”, afirma a direção do Sintaema.
A atual área onde vivem as cinco mil famílias é uma terreno sem uso e cumprimento de sua função social, o terreno começou a ser ocupado há cerca de 50 anos pela atual comunidade da 13, enquanto a ocupação da 14 iniciou-se nos últimos seis anos.
A direção do Sintaema defende que a população da 13 e 14 deve ter seu direito à moradia garantido. “Combater o despejo não é uma defesa apenas das edificações da comunidade, muitas em situações de risco e precariedade, mas da regularização dessas habitações para condições dignas, pois com base em outros exemplos de despejo na região, dificilmente essas famílias serão realocadas para outras habitações decentes”, defende.
Juntos na luta por moradia digna!