Home Destaque Sabesp completa 51 anos com mudanças e desafios para os trabalhadores e...

Sabesp completa 51 anos com mudanças e desafios para os trabalhadores e trabalhadoras

Nesta sexta (1º/11) a Sabesp, considerada a terceira maior empresa de saneamento do mundo, completa 51 anos em meio a mudanças e grandes desafios para os trabalhadores e trabalhadoras do saneamento.

Criada em 1974, a partir da fusão de vários órgãos que atuavam na prestação de serviços de água e esgotos: COMASP, SANESP, SAEC, FESB, SBS e SANEVALE – a Sabesp é responsável pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de 375 municípios do estado de São Paulo. Ela abastece com água limpa cerca de 31 milhões de pessoas e é responsável pelo tratamento de esgoto de 28 milhões de pessoas.

Trabalho de excelência

Entre curiosidades da história da Sabesp, vale lembrar que, em 1074, a cidade de Botucatu foi primeiro município do interior a conceder seus serviços de saneamento à Sabesp. Neste mesmo ano também teve início da operação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Guaraú, pertencente ao Sistema Cantareira, um dos maiores sistemas de abastecimento da América Latina.

Hoje, os trabalhadores e trabalhadoras da Sabesp garantem o tratamento de mais de 119 mil litros de água por segundo. Além disso, eles também monitoram e executam a coleta e transporte dos esgotos, essa rede de tratamento hoje possui de cerca de 63,6 mil km e leva os resíduos para suas 596 Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs). Isso assegurou, em 2023, um índice de 93% de cobertura em coleta de esgotos, com aproximadamente 25,2 milhões de pessoas atendidas.

No quesito meio ambiente, os sabespianos e sabespianas monitoram e preservam mais de 44 mil hectares, o equivalente a quase 200 parques do Ibirapuera. São 9 mil hectares de espelho d’água e 35 mil hectares de área no entorno dos mananciais que abastecem os sistemas produtores de água Rio Claro (Parque Estadual da Serra do Mar), Alto Cotia (Reserva do Morro Grande), Guarapiranga (Área de Proteção Ambiental Capivari-Monos), Alto Tietê (represa Taiaçupeba) e Cantareira (represas Atibainha, Cachoeira, Jacareí, Jaguari e Paiva Castro).

Valorização do trabalho

Na passagem dos seus 51 anos, a direção do Sintaema parabeniza a cada sabespiano e sabespiana por sua contribuição nestas mais de cinco décadas e por seu empenho em edificar uma empresa do porte que se tornou a Sabesp, reconhecida mundialmente e que se firmou como a empresa responsável por cerca de 30% do investimento em saneamento básico realizado em todo o Brasil.

Hoje, não só celebramos seus 51 anos, celebramos a construção de um marco na história do saneamento do país que, mesmo privatizado e entregue ao sabor do mercado, carrega a marca da energia e do compromisso de cada trabalhador e trabalhadora que deu seu mesmo neste em todas as fases da empresa.

Hoje, a Sabesp vive uma fase de mudanças e o Sintaema, como fez nos últimos 50 anos, sempre atuará pela defesa dos direitos e conquistas dos trabalhadores e trabalhadoras do saneamento e meio ambiente, bem como na garantia de que a os cerca de 31 milhões de pessoas tenham seu direito a água e ao saneamento garantidos.

Seguimos em luta porque, mesmo com a Sabesp privatizada, a água segue sendo um bem humano, não uma mercadoria.

Parabéns, sabespiano e sabespiana! São vocês que fazem da Sabesp a potência que ela é hoje!