Home Destaque ConCidades | Sintaema destaca papel da Sabesp no enfrentamento da crise no...

ConCidades | Sintaema destaca papel da Sabesp no enfrentamento da crise no RS

Começou nesta quarta (15) e vai até esta sexta (17) a 53ª Reunião do Reunião do Conselho Nacional das Cidades (ConCidades), do Ministério das Cidades, do qual o Sintaema faz parte. Na pauta desta reunião, os movimentos sociais e o movimento sindical destacaram a tragédia anunciada no Rio Grande do Sul e alertaram sobre o projeto de desmonte das leis e fiscalização ambiental liderado pelo governador Eduardo Leite.

O Sintaema, que também falou em nome da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), destacou sua solidariedade à população do Rio Grande do Sul e frisou que essa tragédia não ocorre ao acaso. “Sabemos que não se pode controlar a chuva, mas todo projeto de cidade precisa ter em mente a segurança da vida da população e sabemos que desde que assumiu o governo do Rio Grande do Sul, em 2019, Eduardo Leite (PSDB) colocou em prática um projeto que reduziu drasticamente a proteção ambiental, tornando a região afetada muito mais vulnerável para acontecimentos climáticos, como no caso de enchentes gigantescas que assolam diversas cidades naquele estado”, denunciou.

Leia também – Corte na fiscalização e liberação para o desmatamento: Como a gestão Leite impactou as cheias no RS?

Ainda foi destacado pelo Sindicato que, sob Leite, foi aplicado um ‘liberou geral’ que afrouxou o controle do poder público sobre atividades com alto potencial de degradação. “Vale lembrar que, com o aval de Leite, em 2020, a Assembleia do Rio Grande do Sul aprovou um novo código ambiental que alterou 480 normas ambientais. Mais recentemente, em janeiro deste ano, os deputados aprovaram mais uma lei que permite construção de barragens e outras obras de impacto em áreas protegidas”, indicou.

Papel social da Sabesp

Ao destacar a ajuda técnica da Sabesp, o Sintaema reiterou que como empresa pública e com mais de cinco décadas de trabalho a Sabesp comprova mais uma vez seu papel.

“Com o saneamento privatizado, é a Sabesp que está saindo de São Paulo para ajudar o Rio Grande do Sul. Homens e mulheres altamente capacitados e com experiência no enfrentamento de crises e na implementação de ações de prevenção a situações como essa. Parabenizo a categoria destacada para essa tarefa e reiteramos que em momentos como esse a empresa pública é que faz a diferença”, salientou.

Reconstrução

O Sintaema também destacou que será um longo caminho para a recuperação da vida da população gaúcha. “Sabemos que vidas não são recuperadas, o momento agora exigirá muito de todos nós. A reconstrução do Rio Grande do Sul para pelo fim da política de desmonte ambiental e pela ajuda financeira às famílias e comércios daquele estado. E um passo que pode contribuir muito é a redução do pagamento dos juros e das amortizações da dívida pública. Esse pode ser um bom ponto de partida para minimizar as grandes perdas que sofreu o Rio Grande do Sul”, propôs o Sindicato.

Também foi destacado a campanha de solidariedade realizada pelo Sintaema.A direção do Sintaema aprovou a realização de uma ampla campanha de solidariedade e de arrecadação de absorventes íntimos para ajudar a população afetada pelas fortes chuvas.

Como você pode ajudar?

Através do PIX, com a chave: SOCORRO-RS@sintaema.com.br

Ou doando absorventes íntimos na sede do Sintaema que fica: Avenida Tiradentes, 1323, São Paulo | SP.

Somos todos Rio Grande Sul