Home NÃO À PRIVATIZAÇÃO! Sintaema realiza Encontro de Comunicação para fortalecer luta contra privatização da Sabesp

Sintaema realiza Encontro de Comunicação para fortalecer luta contra privatização da Sabesp

 

Nesta quarta-feira (2) será realizado na sede do Sintaema o Encontro de Comunicação contra a privatização da Sabesp. A iniciativa é do Sindicato e tem o apoio da CTB, MST, MTST, Comitês Populares de Luta, MAB, CUT, Intersindical e Barão de Itararé.

“O momento é de juntar as comunicações para fazer um debate uníssono e reunir estratégias para expor as mentiras do governo e fortalecer a luta por uma Sabesp pública e comprometida com a população”, afirmou Anderson Fernandes Guahy, diretor de Imprensa e Comunicação do Sintaema e secretário nacional de Comunicação da CTB, em entrevista ao Portal Sintaema.

Confira a íntegra na entrevista:

Portal Sintaema: Qual a importância do encontro de comunicação contra a privatização da Sabesp?

Anderson Guahy: A importância do encontro dos comunicadores é ajudar na divulgação das diversas iniciativas que têm sido realizadas pelos movimentos sociais organizados e pela população contra a privatização da Sabesp. O momento é de expor as falácias que o governo Tarcísio de Freitas divulga quando defende o projeto de privatização.

Portal Sintaema: O que a população precisa saber sobre a privatização?

Anderson Guahy: A principal consequência da privatização do saneamento em todo o país até hoje foi aumentar a tarifa da água. Tarcísio de Freitas afirma que a privatização vai reduzir a conta de água e essas declarações tem que ser desmascaradas nas redes sociais e na mídia porque é mentira. Também é mentira quando ele declara que vai cumprir 100% do tratamento de água e esgoto se privatizar a Sabesp. Em nenhum lugar do mundo em que houve privatização do saneamento essa meta foi cumprida. É outra mentira que precisa ser divulgada. O momento é de juntar as comunicações para fazer um debate uníssono e reunir estratégias para expor essas mentiras e fortalecer as lutas por uma Sabesp pública e comprometida com a população.

Portal Sintaema: Como você avalia a mobilização organizada pelo Sintaema até o momento?

Anderson Guahy: Temos distribuído centenas de milhares de panfletos denunciando o que a privatização pode causar. Fizemos diversas lives e transmitimos inúmeras audiências públicas. Esse encontro pode somar as forças de todo mundo que está fazendo algo dentro da comunicação pra ajudar o Sintaema a dialogar com o povo paulista. Hoje 52% da população é contra a privatização porque sabe que Tarcísio de Freitas tem mentido sobre o que uma privatização do saneamento causaria na realidade. A unificação de forças vem potencializar o que já foi feito pela direção do Sintaema que tem liderado uma grande mobilização em defesa do direito à água e ao saneamento. A avaliação desse trabalho é positiva.

Portal Sintaema: O que fazer para participar da luta em defesa da Sabesp?

Anderson Guahy: Primeiro curtir e seguir as redes do Sintaema para ter acesso a informações fidedignas e verdadeiras sobre o que já aconteceu quando se privatizou o saneamento no mundo. Compartilhar os posts e vídeos feitos pelo sindicato quando o governador fala alguma mentira sobre a Sabesp. E em terceiro lugar se engajando na luta fazendo publicações, vídeos e enviando pra que possamos divulgar a posição da população que é contra a privatização.

Serviço

Encontro de Comunicação contra a Privatização da Sabesp
Dia 02 de agosto, a partir das 14h, na sede do Sintema
Participe!