Contar a história do Sintaema é contar a história de atuação de milhares de trabalhadores e trabalhadoras que dedicaram sua vida à luta por direitos, pela garantia do acesso ao saneamento público e de qualidade e a construção de uma sociedade mais humana e menos desigual.
Leia também: Debate rememora luta e legado do Sintaema em seus 47 anos
Nestas quase cinco décadas, o Sintaema – como uma entidade classista e de vanguarda – atuou de forma incansável para potencializar as expectativas e anseios da categoria que representa e ampliar seu escopo de atuação no cenário social e político de São Paulo. É com muito orgulho que lembramos dessa trajetória, de assembleias e passeatas extraordinárias e de uma unidade singular que se tornou referência para o movimento sindical em nosso estado e no país.
Durante esses 47 anos, nosso Sindicato também foi protagonista nas principais lutas do povo brasileiro. Vale lembrar que, nas “Diretas, Já!”, o Sintaema perfilou as fileiras da luta contra a repressão, contra a carestia, por direitos para a categoria e para a classe trabalhadora, pela redemocratização do país e a edição de uma nova Constituição que tivesse no seu propósito um projeto progressista para o país.
Com o mesmo empenho, nos anos 1990, o Sintaema lutou bravamente contra os governos neoliberais e de lá pra cá nunca baixou a guarda na defesa de uma Sabesp pública, empresa que diuturnamente é ameaçada pelos sucessivos governos de São Paulo, que não escondem sua sede de privatização.
Bom! Faltariam linhas para listar todas as lutas, conquistas e feitos do Sintaema, mas não restam dúvidas de que o nosso Sindicato se constituiu como um agente essencial para a manutenção e ampliação dos direitos para os trabalhadores e trabalhadoras em água, esgoto e meio ambiente em nosso estado.
E, mesmo em tempos de crise como os atuais, o Sintaema sempre se manteve firme garantindo ganhos importantes para a categoria, com destaque para conquistas como o fim do salário regional – no caso da luta na Sabesp -, a incorporação da Saned, a luta pelos pós-88, a renovação dos acordos coletivos, melhores condições de trabalho, a valorização e ampliação dos benefícios, entre muitas outras conquistas.
Em 2022, o Sintaema escreverá mais um capítulo em sua aguerrida história de luta. Sabemos das ameaças impostas para nossa categoria pelos projetos liderados por João Doria e Jair Bolsonaro – privatização, mercantilização da água, devastação do meio ambiente, retirada de direitos e muitos outros – e será com a mesma energia que lutamos desde o primeiro dia de vida do nosso Sindicato que enfrentaremos essa agenda de ataques.
Lembrando que, ao mesmo tempo que a agenda de ataques avança, avança nossa esperança de mudança, avança nossa crença de que a unidade em torno de um projeto que vise a melhoria do nosso povo é urgente. E será nesse clima, com 47 anos de luta pela classe trabalhadora, que o Sintaema irá renovar seus votos de resistência e pavimentar o caminho para a vitória de um projeto de desenvolvimento econômico e social que tenha como essência a valorização do trabalho, o combate às desigualdades, a geração de emprego, o fortalecimento dos serviços públicos e a defesa da nossa soberania nacional.
Que venham mais 47 anos de muita unidade e muita luta! Viva o Sintaema! Viva a classe trabalhadora!
José Faggian
Presidente do Sintaema