A direção do Sintaema recebeu diversas reclamações sobre os problemas relacionados ao novo sistema comercial da Sabesp, NETA Suite, implantado em 2021. Entre os problemas apontados pelos trabalhadores e trabalhadoras da Sabesp da capital e do interior a dificuldade em operar o sistema e, para quem trabalha na rua, a cobrança da população, que não consegue auxílio por telefone e nem consegue acessar o sistema online, se multiplicaram.
A categoria relata que o novo sistema só está trazendo transtornos para eles próprios e para a população que é atendida pela Sabesp. Segundo os trabalhadores, “quem trabalha diretamente com o sistema não consegue operá-lo e tem recebido muita cobrança e pressão para atingir as metas. Mas como atingir metas se o sistema não funciona, fica travando o tempo todo?”, questionaram os trabalhadores.
Em 24 de janeiro, a direção do Sindicato se reuniu com a Sabesp e cobrou providências sobre os problemas que a categoria já vinha apontando sobre o NETA Suite.
“Os desdobramentos são catastróficos e saltaram os limites do público interno, os números de reclamações ao Procon e à Ouvidoria da Sabesp aumentaram muito e já está sendo pautado em diversas câmaras municipais do estado. A população não está satisfeita com o atendimento, e nem com as justificativas, muitas vezes insólitas, das empresas terceirizadas. Sem falar que tudo isso piora ainda mais a rotatividade, outro fator que também impede o trabalho e o desenvolvimento da gestão dos serviços prestados”, relatou a vice-presidente do Sintaema, Helena Maria da Silva.
Ela informou que os relatos são preocupantes com trabalhadores que, por conta da pressão, sofrem com sérios problemas de saúde (estresse, insônia, pressão psicológica). “Desde o começo do ano, o Sintaema está solicitando uma reunião com a Sabesp para tratarmos desse sistema, mas infelizmente não tivemos retorno. Agora, a situação só piorou e se não tivermos retorno, vamos nos preparar para uma paralisação. Do jeito que tá, não pode ficar”.
O Sintaema seguirá em luta e vai exigir da Sabesp providências para resolver essa situação que prejudica tanto os trabalhadores e trabalhadoras, como o conjunto da população.
Vamos juntos na luta por melhores condições de trabalho e um ambiente saudável para nossa categoria.