Manter o acordo coletivo sem nenhum direito a menos!
Em assembléia virtual transmitida direto do sindicato na noite de ontem (29), o Sintaema informou que está em negociações com a direção da Sabesp para manter o acordo coletivo dos trabalhadores com todos os direitos e conquistas, como a garantia no emprego, horas-extras a 100%, cesta de Natal e demais cláusulas do acordo anterior.
A empresa encaminhou o pleito para análise do Codec e da Comissão de Políticas Salariais e há um item que ainda não está tendo entendimento, o do auxílio -creche, porém mais por uma questão de não compreensão ainda do secretário Mauro Ricardo de que o valor do auxílio continua o mesmo, mas que agora é distribuído de forma equitativa para todos os pais depois do fechamento do CCI da Ponte Pequena.
“Esperamos que o secretário compreenda que este item já foi resolvido e que inclusive consta do acordo anterior. Caso contrário teremos que verificar as medidas judiciais cabíveis, disse o presidente do Sintaema, José Faggian.
Como o acordo ainda precisa ser aprovado pela Comissão de Políticas Salariais e pelo Codec, o Sintaema encaminhou a proposta de estado permanente de assembleia e uma nova assembleia no dia 6 de outubro, quando esperamos que a questão do auxílio-creche já esteja sanada e o pleito da manutenção do acordo seja atendido e oficializado.
A proposta do sindicato foi aprovada por 88% dos 170 participantes da assembleia, não houve proposta contrária e apenas 12% de abstenções.
“A nossa maior preocupação é a de que não haja quaisquer perdas ou demissões. Levando-se em conta a atual conjuntura de retrocessos do governo federal e estadual, em um rol de situações acontecendo ao mesmo tempo como a pandemia, a ameaça de privatização da Sabesp, o projeto 529/20 que promove um desmonte em fundações e institutos do Estado, manter o acordo garantindo todos os direitos e conquistas é passível de aceitação”, frisou o presidente Faggian.
A assembléia virtual contou com a participação e apoio dos representantes das centrais sindicais: Rene Vicente, presidente da CTB-SP, João Cayres, secretário-geral da CUT-SP e Altino Prazeres, da Coordenação da CSP-Conlutas, além do candidato ao Conselho Fiscal da Sabesprev, Norberto Pereira Maia, do Sindicato dos Advogados, e companheiros do Sintius.
Todos na assembleia virtual do dia 6!
“Foi nossa primeira assembleia virtual dentro de um cenário que jamais imaginaríamos, porém foi preciso neste momento para garantir a saúde dos trabalhadores frente a esta pandemia”, disse o presidente Faggian. “É claro que a virtual não se compara à assembleia presencial, mas nesta situação é necessária, e espero que mais trabalhadores participem da próxima”, concluiu.
Assembleia de campanha salarial da Sabesp
Dia: 6 de outubro (terça-feira), às 18h
O Sintaema enviará o link para a participação na assembleia virtual.
Todos juntos na luta, nenhum direito a menos!