Home Notícias Sintaema participa do ato contra o PL 4330/04, que reuniu mais de...

Sintaema participa do ato contra o PL 4330/04, que reuniu mais de 6 mil em Brasília

No dia 7 de abril de 2015, mais de 6 mil manifestantes, dentre eles uma delegação de cerca de 40 dirigentes do Sintaema participaram em um ato em Brasília, que tentava impedir a votação do Projeto de Lei 4330/2004, que possibilita as terceirizações em todos os níveis da cadeia produtiva. Hoje, apenas os serviços secundários podem ser terceirizados (exemplo: portaria e segurança), preservando assim a atividade-fim, que obrigatoriamente tem que ser realizada por mão de obra própria.

Faixas do Sintaema

Confronto_2Enquanto os manifestantes se concentravam em frente ao Congresso Nacional, uma comissão das Centrais Sindicais realizava uma tentativa de negociação para que não ocorresse a votação do PL 4330 na Câmara dos Deputados. Infelizmente, a negociação não surtiu efeito, e os mais de 6 mil manifestantes decidiram marchar em direção à entrada do Congresso Nacional, momento em que a Polícia Militar reprimiu os manifestantes, quando dois ficaram feridos, entre eles o Deputado Federal Vicentinho (PT-SP).

Confronto_3

Mediante as agressões da Polícia, os manifestantes reagiram, o que ocasionou um intenso confronto que durou vários minutos.

Orlando SilvaApós os grandes esforços das lideranças sindicais, e da intervenção do Deputado Federal Orlando Silva (PCdoB-SP) junto ao comando da Polícia, a tropa recuou, os manifestantes foram contidos e o ato continuou de forma pacífica.

Adilson AraujoOs presidentes da CTB, CUT e Intersindical fizeram uso da palavra, e em seguida, conduziram os manifestantes para a porta do Anexo 2 do Congresso Nacional, para uma vigília com a intenção de pressionar os parlamentares para que não votassem o polêmico Projeto de Lei.

Durante a noite, foi aprovado o rito de urgência na votação do PL, que pode ocorrer ainda hoje, 8, e a orientação das lideranças dos partidos para a votação foi a seguinte:

Veja abaixo quem está contra e quem está a favor do PL 4330/04:

tabela PL 4330

*O PSB liberou a bancada.

Participaram ainda do ato militantes da MST, UNE, UBES, Consulta Popular, Levante Popular da Juventude, entre outras entidades representativas dos movimentos sociais.

Delegacao do Sintaema