Visão na Terceira Idade

Publicado em 01/10/2009 00:00

Tamanho da fonte:

A retina é uma fina camada de células nervosas que reveste a parte interna do olho. Ela é responsável pela formação da imagem, funcionando como o filme de uma câmera fotográfica.

A degeneração macular é uma moléstia em que o afinamento e rompimento da retina prejudicam o funcionamento da mácula. Ela ocorre, na maioria dos casos, na terceira idade, sendo por isso freqüentemente chamada degeneração macular relacionada à idade. Entretanto, a doença pode também decorrer de fatos hereditários e,neste caso,é então chamado degeneração macular juvenil.A doença pode,ainda,decorrer de ferimentos,infecções e inflamações dos olhos.

SINTOMAS DA DEGENERAÇÃO MACULAR

Um dos sintomas da degeneração macular é o embaçamento da visão central, interferindo na leitura e em outras atividades que exijam visão em detalhe. O paciente vê, por exemplo, o rosto de uma pessoa que esteja próxima sem conseguir ver os detalhes dos olhos ou da boca. Outros sintomas são a distorção no centro de uma paisagem ou das linhas no centro da visão, o esmaecimento das cores, a percepção de uma área escura ou vazia no centro da visão e a alteração do tamanho dos objetos em relação ao olho sadio.

Como, na maioria dos casos, a degeneração macular afeta um olho de cada vez, a pessoa só nota o problema quando começa a perceber algum dos sintomas apresentados. Entretanto, o oftalmologista pode detectar a degeneração macular no estágio inicial durante uma consulta de rotina.

O MELHOR REMÉDIO É A PREVENÇÃO

A degeneração macular não causa cegueira total, pois, geralmente, a retina periférica não é afetada. Mas, ela pode causar uma visão subnormal, um problema em que os óculos comuns não são capazes de proporcionar visão nítida. Faça uma consulta oftalmológica periódica se você tiver mais de 50 anos, se em sua família houver casos de problemas retinianos ou se você estiver com problemas de visão central, como alteração da forma de objetos ou imagens, ou perda de cor da visão. O diagnóstico da doença no estágio inicial possibilitará ao oftalmologista prescrever tratamento que previna dano adicional à visão e/ou indicar dispositivos ópticos para visão subnormal que ajudarão você a fazer melhor uso possível da visão restante.

Existe uma série de artifícios e objetos que poderão ser utilizados pelos pacientes no sentido de melhorar a sua qualidade de vida; tais como na leitura utilizar exemplares com um tipo de letra maior, telefones especiais, baralhos especiais, entre outros.

Obs: Este artigo é de caráter informativo, não devendo ser substituído pela consulta médica.

Compartilhe agora com seus amigos
TwitterFacebookWhatsApp

Voltar ao Topo