Unidade em prol do saneamento e dos trabalhadores do setor

Publicado em 11/11/2013 00:00

Tamanho da fonte:

O Sintaema promoveu em conjunto com a Fenatema, FNU e sindicatos do setor de outros Estados um encontro que ficará na história.
“Para garantir o Saneamento Público e sua Universalização”, este foi o tema do evento realizado pelo Sintaema em conjunto com as federações e sindicatos do setor vindos de outros estados, nos dias 5 e 6 de novembro.
O encontro trouxe importantes temas e debates acalorados. Tivemos como palestrantes o professor da Universidade Federal de Minas Gerais, Leo Heller, que falou sobre “Perspectivas e Desafios para o saneamento básico no Brasil”; Johnny Ferreira dos Santos, diretor do Departamento de Água e Esgotos da Secretaria Nacional de Saneamento, que abordou o “Financiamento do Saneamento Básico no Brasil”; “Fortalecer o papel do Estado em contraposição às PPP’s”, pelo coordenador da Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental, Edson Aparecido da Silva; “A Política Nacional de Resíduos Sólidos”, com o representante da Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública, Clóvis Benvenuto; e “Os Desafios do Controle Social e as agências reguladoras”, com o Secretário de Políticas Sindicais da FNU, José Eduardo de Campos Siqueira.
O seminário, rico em informações didáticas e discussões produtivas, resultou em uma carta de intenções, a “Carta de São Paulo”, que será enviada à presidente Dilma Rousseff acerca das reivindicações do setor.
Os participantes foram unânimes em contestar as tentativas de privatização do setor de saneamento, e, embora tenha havido muitos avanços desde o governo Lula, com a implantação de leis para o setor e do próprio marco regulatório, ainda há muito a fazer para evitar as tentativas de desmonte.
Houve consenso na avaliação de que a união das federações e sindicatos do setor, independentemente de posições políticas, é fundamental para o objetivo em comum, que é o fortalecimento do setor e de seus trabalhadores.
Em breve disponibilizaremos o conteúdo abordado pelos palestrantes em nossa página da Internet.


Compartilhe agora com seus amigos
TwitterFacebookWhatsApp

Voltar ao Topo