Sintaema cobra atitudes e mudanças da Sabesp em relação ao plano de cargos, salário regional e PPR

Publicado em 02/09/2013 00:00

Tamanho da fonte:

Dando continuidade ao acordado na campanha salarial, o Sintaema participou em agosto das reuniões que trataram do Plano de Cargos e Salários, salário regional e PPR na Sabesp.
No dia 15 de agosto o sindicato assistiu à apresentação do PPR e expôs suas preocupações e os anseios da categoria em relação às necessárias mudanças, como o aumento de 2% para 5% da folha de pagamento; mecanismos para que trabalhadores antigos que ainda não foram contemplados possam ser (30, 25, 20, 15 e 10 anos de empresa) e implantação de concurso público interno, para que trabalhadores da empresa possam concorrer às promoções verticais.
O Sintaema reivindicou ainda o fim do conceito de 1% da folha podendo chegar a 2% atrelado à economia da folha de pagamento, pois a empresa não poder dar com uma mão e tirar com outra.
Também reclamamos do sistema atual de avaliação, feita através de análise do gerente. Queremos ferramentas que façam a análise do trabalhador independente da do gerente, ou seja, a análise do gerente poderia ser um complemento, mas não a única forma de avaliação.
Para aperfeiçoar os estudos o Sintaema solicitou a lista de trabalhadores que foram movimentados, a tabela salarial e a lista de enquadramento de todos os empregados.
O Sintaema quer todas estas correções, pois acreditamos que assim o plano será mais justo. A próxima reunião será em setembro. 

Salário regional 
Para tratar do salário regional o Sintaema se reuniu no dia 7 de agosto para a primeira reunião pós-acordo coletivo com a Sabesp e entidades representativas, com a formação de um grupo de trabalho com representantes de ambas as partes que se reunirá duas vezes ao mês até dezembro.
Fruto desta primeira reunião, foi resolvida a contratação da FIPE -Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas para a realização de estudos.
O grupo de trabalho indicará os locais a serem pesquisados.
Esta reunião foi a primeira de muitas que faremos até resolver esta questão, pois os trabalhadores estão determinados e mobilizados a lutar pelo fim do salário regional. Há anos reivindicamos a extinção desta modalidade. Conseguimos importantes avanços em 2012 quando o salário regional foi suspenso em alguns locais e agora vamos lutar sem trégua para o fim do mesmo em toda a Sabesp.

PPR
O Sintaema participou no último dia 2 de agosto da reunião da comissão sobre a PPR. As metas do 1º semestre foram atingidas, mas temos divergências em relação ao 2º semestre.
Isto porque dois pontos precisam de especial atenção, inclusive sendo motivo de contestação por parte do sindicato: o programa estadual “Se liga na rede” e a questão da pesquisa de satisfação. 
Avaliamos que não há tempo hábil para cumprir as metas estabelecidas pelo programa do governo e tampouco uma pesquisa que dê 92% de excelência em uma fase em que a população está indo às ruas reclamar do governo do estado, do qual a Sabesp é
subordinada.
Continuaremos debatendo estes pontos na próxima reunião, ainda sem data marcada.

Juntos na luta!

Compartilhe agora com seus amigos
TwitterFacebookWhatsApp

Voltar ao Topo