Home Sem categoria Pelo direito de greve

Pelo direito de greve

Na campanha salarial deste ano nossos companheiros metroviários sofreram um duro golpe por parte do governo Alckmin que foi a demissão de 42 trabalhadores após o TRT – Tribunal Regional do Trabalho decretar a greve abusiva.
No ano de 2011 o Sintaema editou a Cartilha do Trabalhador que trouxe como tema “Direito de Greve – Como romper o cerco?”, buscando assim fazer o debate com a categoria sobre as armadilhas que enfrentamos durante uma campanha salarial, como a função do Poder Judiciário que reside em interpretar, ou seja, dizer “a vontade da Lei” no caso de um conflito coletivo de trabalho, ou seja, intervindo diretamente no legítimo direito dos trabalhadores
de cruzar os braços na luta por melhores condições de trabalho e benefícios, pois se dependêssemos apenas da Justiça do Trabalho, como pensam alguns desavisados, não precisaríamos de sindicatos para
organizar a luta dos trabalhadores. 
O ataque sofrido pelos companheiros metroviários não afeta somente a categoria, é um ataque contra todo o movimento sindical e a classe trabalhadora.
A multa que a “Justiça” e o Ministério Público do Trabalho querem cobrar do Sindicato dos Metroviários pelos dias parados é uma vergonha! Representa a tentativa, por parte do Estado e do governo, de quebrar a organização sindical, instrumento legítimo de organização.
Na última assembleia de prestação de contas do Sintaema foi aprovada através do FAL – Fundo de Amparo aos Lutadores uma ajuda na campanha dos companheiros metroviários pela readmissão dos 42 demitidos. É importante a solidariedade da classe nesse momento em defesa desses nossos companheiros.
Na próxima terça-feira (12/8), a partir das 18h, será realizada uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa de São Paulo para discutir como reverter a demissão dos metroviários. O evento acontecerá no auditório Franco Montoro.
Pela readmissão já! Somos todos metroviários!
Juntos na luta!