Home Sem categoria CTB sai às ruas contra o Fator Previdenciário nesta terça (12)

CTB sai às ruas contra o Fator Previdenciário nesta terça (12)

A campanha das centrais sindicais contra o Fator Previdenciário estará nas ruas do país inteiro nesta terça-feira (12) em defesa da ampliação e manutenção de direitos dos trabalhadores e trabalhadoras brasileiras.

A CTB participa de todas as manifestações com muita disposição de derrotar as forças conservadoras que querem arrancar da classe trabalhadora até mesmo o direito de uma aposentadoria digna.

Em São Paulo, a concentração para o protesto começa às 10h, na Praça da Sé, centro. Os trabalhadores prometem sair em passeata rumo à Superintendência Regional do INSS, localizado no viaduto Santa Ifigênia, também no centro da capital paulista.

Outros estados

Em Salvador, a concentração está marcada para as 9h, no Mercado Modelo, de onde os trabalhadores sairão em caminhada até o prédio da Agência da Previdência Social, no Comércio. “A unidade dos trabalhadores é fundamental para avançarmos nas conquistas que precisamos. Só a nossa mobilização vai impedir a aprovação, pelo Congresso Nacional, de projetos que retiram direitos, como aconteceu em 1999 com a criação do fator previdenciário. Por isso, vamos para as ruas pedir o fim do fator e a retirada de pauta de projetos nocivos ao trabalhador, como a PL 4330, que amplia a terceirização”, ressalta o presidente da CTB-BA, Aurino Pedreira.

Em Porto Alegre, está prevista uma concentração na Rodoviária pela manhã e, posteriormente, a entrega de um documento para o Ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, através do presidente do Instituto Nacional do Seguro Social.

Em todos os estados brasileiros a CTB estará juntamente com as demais centrais manifestando a vontade dos trabalhadores e das trabalhadoras de manutenção das conquistas históricas e derrubar esse Fator que já vitimou milhões de trabalhadores, conforme atesta estudo do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

A campanha contra o Fator toma conta das ruas porque empobrece a aposentadoria do trabalhador, além de prolongar o seu tempo de trabalho e contribuição. As centrais mostram a sua cara contra a agenda neoliberal que visa arrochar salários e liquidar com conquistas históricas dos trabalhadores.

O evento acontece em todo o país e tem a participação de todas as centrais sindicais. A intenção é cobrar o fim do fator previdenciário, o reajuste das aposentadorias e a recuperação do poder de compra dos aposentados, valorização do trabalho com igualdade e inclusão social, redução da jornada sem redução dos salários, combate à terceirização e correção da tabela do imposto de renda.

A CTB é uma das principais articuladoras desta mobilização nacional, que vai culminar com uma grande marcha em Brasília no dia 26 de novembro, pela redução dos juros, do superávit primário e em defesa da agenda da classe trabalhadora.

As forças conservadoras defendem com unhas e dentes essa agenda neoliberal de usurpação de direitos da classe trabalhadora. Por isso, as centrais sindicais remam "noutra direção, e contra a maré, porque querem a mudança da política econômica, mas em sentido oposto. Reclamam a redução das taxas de juros, o fim do superávit primário, o controle do câmbio e do fluxo de capitais, a taxação das remessas de lucros e o imposto sobre grandes fortunas", defende Adilson Araújo, presidente da CTB.

Fonte: Portal CTB