Em carta enviada no dia 14 de outubro a prefeitos, prefeitas, vices, vereadores e secretários, o candidato ao governo do Estado, Fernando Haddad, reiterou não só seu compromisso em NÃO PRIVATIZAR a Sabesp, como confirmou que o fortalecimento do Estado e a valorização das servidoras e servidores públicos serão prioridades em seu governo.
No documento, o ex-prefeito de São Paulo alertou sobre a atual etapa e destacou que “estamos no momento de uma das decisões mais importantes do Brasil e do Estado de São Paulo… A forma não republicana de distribuição dos recursos aos municípios, como é o orçamento secreto da União, não pode ser a forma de relação entre o Governo do Estado e os municípios paulistas.
Haddad também reforçou sua posição sobre o orçamento público e o respeito à transparência. “Aqui em São Paulo o orçamento não será secreto. Será público e com acesso republicano a todas as lideranças políticas”.
Ao pontuar a importância da Sabesp, o candidato ao governo de São Paulo frisou “Centenas de municípios paulistas dependem dela [Sabesp] para o abastecimento de água e tratamento de esgoto. Nosso compromisso é não privatizá-la. Nosso adversário quer fazer isso. A Sabesp privatizada significa um brutal aumento nas contas de água e esgoto do cidadão que mora em sua cidade. Significa também que a prática de investir, mesmo em cidades menores, onde a arrecadação é deficitária pode acabar. Isso vai prejudicar dezenas de municípios pequenos e mais pobres”.