Home Sem categoria Carta aberta à população

Carta aberta à população

O Sintaema- Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo vem a público apontar o descaso do Governo Alckmin e da direção da Sabesp com o setor de saneamento ambiental, em especial para com o município de São Bernardo do Campo. Em janeiro de 2004, a Sabesp comprou o direito de exploração dos serviços de água e esgoto deste município, divulgando os investimentos na melhoria dos serviços até então ofertados, porém, o que constatamos, é uma inércia total, visto que a Sabesp, além de não contratar nenhum trabalhador, suspendeu o concurso onde estavam inscritos 112 mil candidatos, muitos destes da região. A fim de mascarar esta realidade, a Sabesp vem deslocando trabalhadores de outras áreas já desfalcadas de profissionais para a prestação de serviços em São Bernardo do Campo, e que nem de longe conseguem atender adequadamente os seus 700 mil habitantes. A medida paliativa que a Sabesp buscou apresentar foi a terceirização através da contratação de empreiteiras, que não conseguiram suprir a demanda, pois além dos serviços de baixa qualidade, cumpriram apenas 25% do contratado. É um contra-senso, visto que a Sabesp acaba de anunciar seu balanço de 2004 fechando com um lucro de R$ 513 milhões. Será que da reserva que a empresa fez para investimentos irá algo para São Bernardo do Campo? O que nós, trabalhadores da Sabesp, exigimos, é um plano de investimentos na melhoria da cobertura dos serviços de água e esgotos e a imediata contratação de pessoal via concurso público, o que poderia inclusive diminuir o desemprego no município. Porém, tais ações só serão efetivadas se o Poder Público local e a sociedade civil organizada assumirem este grande desafio que é o de reverter a lógica de Alckmin e da direção da Sabesp de não investir na saúde da população a partir do saneamento ambiental. Somos defensores do saneamento público de qualidade com controle social, investimentos e contratação via concurso público, já! Esta foi a carta entregue nos protestos do dia 19 de abril.