Boletim do Fórum das Entidades sobre Sabesprev

Publicado em 04/05/2011 00:00

Tamanho da fonte:

Fórum se reúne com Sabesprev e questiona a redução de contribuições da Sabesp ao Plano Previdenciário

No dia 28 de abril o Fórum das Entidades participou de palestra realizada pela SABESPREV com a presença da presidente da Entidade, Liége de Oliveira Ayub. Na oportunidade os diretores do Fundo de Pensão demonstraram os valores das novas contribuições que começaram a ser praticadas a partir de Abril de 2011.

Foram apresentadas as tabelas de contribuições para os participantes ativos e aposentados.

Para os participantes ativos, foram apresentados dois cálculos, um deles, apenas com as contribuições normais para o plano BD; e outro, considerando a cobrança do déficit atuarial (contribuição extraordinária suspensa por força da liminar).

Para os participantes assistidos também foram apresentados dois cálculos, um deles com o início da cobrança da despesa administrativa, e outro considerando o pagamento da despesa administrativa mais o déficit atuarial (contribuição extraordinária suspensa por força da liminar).

Desta forma, as contribuições para os ativos foram reduzidas e os novos valores já constam no demonstrativo de pagamentos do mês de abril. As consequências disto é que a SABESP também reduziu as suas contribuições para o plano, fato este que poderá agravar de forma drástica o déficit atuarial já existente.

Vale ressaltar que em reunião realizada em 09 de março com a Diretora Presidente da Sabesp, foi sugerido pela mesma, que o Fórum das Entidades constituísse um grupo de trabalho para tratar das negociações sobre o plano previdenciário. Contudo, até a presente data a empresa não se manifestou sobre o assunto e em vez de aportar mais recursos para o plano, decidiu reduzir suas contribuições justificando tal medida em decorrência dos novos cálculos atuariais aos quais não tivemos acesso.

No tocante aos assistidos, a AAPS, em decorrência da medida liminar vigente, notificou a SABESPREV, sem resposta até o momento, manifestando-se contra a aplicação da cobrança das despesas administrativas, inexistentes até então.

Alertamos aos trabalhadores que a momentânea redução das contribuições e o desinteresse da direção da empresa em apresentar uma solução negociada para o pagamento do Déficit Atuarial poderá agravar ainda mais a precária situação financeira do plano previdenciário.

Atenciosamente;

AAPS – Associação dos Aposentados e Pensionistas da Sabesp
ADMSABESP – Associação dos Administradores da Sabesp
AESABESP – Associação dos Engenheiros da SABESP
SASP – Sindicato Dos Advogados De São Paulo
SINTIUS – Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas de Santos, Baixada Santista, Litoral Sul e Vale do Ribeira.
APU – Associação Dos Profissionais Universitários Da Sabesp
SEESP- Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo
SINTAEMA – Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de SP
ASSOCIAÇÃO SABESP
 

Compartilhe agora com seus amigos
TwitterFacebookWhatsApp

Voltar ao Topo