Home NÃO À PRIVATIZAÇÃO! Subsecretária de saneamento recebe Sintaema

Subsecretária de saneamento recebe Sintaema

Na última sexta-feira (20), a subsecretária de saneamento, Samanta Souza, pasta que compõe a Supersecretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, que é funcionária de carreira da Sabesp, recebeu o Sintaema para uma conversa de apresentação e perspectivas.

Na ocasião, a subsecretária deixou claro que o objetivo do governo é fazer um estudo para aferir a viabilidade de privatização da estatal, como vem sendo dito diariamente por Tarcísio de Freitas à grande mídia. Afirmou, também, que o processo de contratação da consultoria que fará o estudo, que já está em andamento, tem a meta de ocorrer dentro dos 100 primeiros dias de governo. 

Samanta informou que o resultado do estudo norteará a decisão do governo de privatizar ou não a empresa, e se o caminho escolhido for o da privatização, servirá de base para definir qual será o modelo adotado. 

O Sintaema, novamente, defendeu a posição de manutenção da Sabesp pública, acrescentando que não somos contrários que a empresa seja modernizada e melhorada, porém que o saneamento por ter interface direta com a saúde do povo não pode ser tratado como mercadoria e por isso deve ser prestado pelo Estado.

O Sindicato enfatizou ainda que o governo, ao invés de colocar a empresa em um balcão de negócios como Tarcísio vem fazendo no Fórum Econômico Mundial em Davos e em outras situações, deveria estar preocupada em realizar um concurso público para preencher os postos de trabalho que ficaram vagos nos últimos anos e não foram repostos, além de valorizar o corpo técnico/operacional da empresa que presta um serviço de excelência, levando saúde para a população paulista.

A subsecretária disse que está disposta a dialogar com as entidades, que a secretaria estará sempre aberta e que em alguns momentos, inclusive, chamará os trabalhadores e trabalhadoras para opinarem sobre partes do processo.

O Sintaema estará atento a todos os movimentos do governo e continuará debatendo com a população e organizando a categoria para lutar contra a privatização da Sabesp e por um saneamento universalizado e de qualidade para o povo paulista.

Juntos na Luta!