Na manhã de hoje, dia 11/02 (terça-feira), o SINTAEMA/SP, através do seu presidente Rene Vicente, participou da CPI da Sabesp, que acontece desde agosto de 2014 na Câmara Municipal da Cidade São Paulo.
Essa CPI tem por objetivo apurar os responsáveis pela grave crise hídrica que a região metropolitana da cidade de São Paulo vem enfrentando no ultimo ano.
Durante os depoimentos, o SINTAEMA/SP falou sobre os vários elementos que permeiam a crise, dentre eles o racionamento de água na cidade de São Paulo, a completa falta de água em algumas regiões e a falta de investimentos que não foram feitos pela empresa no ultimo período.
O SINTAEMA/SP enfatizou que a crise era previsível: “desde janeiro do ano passado vínhamos alertando da necessidade da realização do racionamento”, além disso, cobrávamos da empresa um plano de gerenciamento da crise que estava chegando. Mas infelizmente, a posição da empresa foi a de esconder o problema ao invés de alertar a população e implementar ações de conscientização para que se economizasse. Reafirmamos a importância de defender a Sabesp enquanto empresa pública, e da importância da empresa na universalização do saneamento e na saúde da população.
Embora os investimentos tenham ocorrido, eles seguiram a lógica de mercado – os investimentos visaram o aumento do consumo – enquanto a água era tratada como mercadoria, os grandes consumidores eram procurados pela empresa para se tornarem clientes, o objetivo fim era vender mais água, gerando maiores lucros para os acionistas.
Afirmamos também a importância dos trabalhadores, pois durante esse momento, eles são peça chave na superação da crise, são eles que estão “segurando o rojão” e evitando que a situação torne-se ainda mais grave. Mesmo assim, a empresa vem demitindo vários funcionários aposentados e ameaça demitir outros não aposentados, enquanto por outro lado, não demonstra intenção de repor esta mão de obra, o que sobrecarrega ainda mais o quadro já defasado de trabalhadores.
Preocupados com a grave crise hídrica que afeta toda a população, estiveram presentes na CPI diversos movimentos de moradia de São Paulo. Estes movimentos já estiveram juntos ao SINTAEMA/SP desde o início da crise, participando de atos, protestos, passeatas e manifestações.
Em breve estaremos disponibilzando o vídeo da participação do SINTAEMA/SP na CPI da Sabesp.
ÁGUA É VIDA!