Home Destaque Sintaema participa de Tribunal Popular contra privatização da Sabesp, Metrô e CPTM

Sintaema participa de Tribunal Popular contra privatização da Sabesp, Metrô e CPTM

No último sábado (5), o Sintaema esteve presente em um ato público, em Osasco, contra a privatização da Sabesp, Metrô e CPTM. No ato foi instaurado um “Tribunal Popular” que expôs os argumentos em defesa das empresas de serviços essenciais para a população.

A direção do Sintaema alertou mais uma vez que a privatização da Sabesp trará enormes prejuízos ao povo paulista. Em todos os lugares em que o saneamento foi privatizado a população recebeu em troca tarifas mais altas e queda na qualidade do serviço.

“Os mais atingidos com a privatização serão aqueles mais desfavorecidos que vivem nas periferias das cidades e em municípios mais pobres. Esses segmentos sofrerão com aumento das tarifas e serviços de má qualidade”, completou a direção do Sintaema.

O sindicato argumentou que a Sabesp é uma empresa lucrativa. “O governo do Estado nunca colocou um centavo na companhia. É tudo tirado da tarifa. A Sabesp dá em média de 2 a 3 bilhões de reais de lucro por ano. Tem que se virar com as próprias pernas. Esse lucro poderia estar ampliando cada vez mais o serviço da Sabesp, principalmente em esgoto”.

Além do Sintaema, o ato contou com a presença do Sindicato dos Metroviários (as), SindiCentral do Brasil, Sindicato dos Químicos, Sindicato dos Metalúrgicos e Sindicato dos Comerciários. Também estiveram na atividade representantes do PcdoB, PT, Psol , Frente Brasil Popular e PSM.