Home Notícias Sintaema em defesa da saúde da classe trabalhadora

Sintaema em defesa da saúde da classe trabalhadora

Com o objetivo de fortalecer a luta em defesa da saúde da categoria, o Sintaema participou da Oficina de Formação de Atores Multiplicadores do Controle Social em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, promovida pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e pelo Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho (Diesat), no último dia 4, em Brasília.

Tendo em vista o cenário adverso devido à crise sanitária e os atuais problemas sociais e econômicos, o projeto tem como objetivo a “formação e capacitação de trabalhadores e trabalhadoras, como instrumentos de conhecimento e mobilização social”, de acordo com o CNS.

Infelizmente, o Brasil ocupa a segunda colocação em mortalidade no trabalho, de acordo com o estudo do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, elaborado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Foram discutidos durante a oficina os seguintes temas: “O Trabalho e os Impactos à Saúde da Classe Trabalhadora”; “Políticas Públicas no Campo da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora” e “O Controle Social no SUS e na Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”.Também foram analisados e debatidos em grupos as sínteses dos mercados de trabalho por região.

“Conseguimos desenvolver este projeto em todo o país e estamos muito orgulhosos por este trabalho em defesa da saúde do trabalhador, pensando sempre no que é melhor para eles. Foi um grande avanço e não vamos parar”, afirmou o diretor do Sintaema e presidente do Diesat, Edison Flores, ao site Susconecta.

É o Sintaema em prol da saúde e segurança dos trabalhadores em saneamento e meio ambiente, estamos juntos!

O caderno de textos que foi estudado na oficina pode ser acessado cliquei AQUI.