O Sintaema acompanha de perto a agenda das centrais sindicais na COP 30, em Belém (PA), que começou nesta quarta (12). Reforçando seu compromisso histórico com a categoria, na COP, o Sintaema reitera sua defesa do meio ambiente, do trabalho digno e do desenvolvimento sustentável.
Veja também – Sintaema participa da Cúpula dos Povos em Belém e leva propostas de luta frente à crise climática
Nesta quinta (13), o Sintaema e a CTB mantiveram intensa participação em dois importantes debates. Pela manhã, no Pavilhão Brasil (Sala Uruçu), durante o Fórum das Centrais Sindicais e DIEESE, o tema em pauta foi “Empregos Verdes, Trabalho Decente e Qualificação Profissional para uma Transição Justa” — uma discussão estratégica sobre o futuro do trabalho diante das mudanças climáticas e da necessidade de um novo modelo de desenvolvimento.
Na parte da tarde, e delegação do Sindicato participou da Cúpula dos Povos, no painel “Saneamento Básico na COP-30”, realizado na Universidade Federal do Pará (UFPA).
O debate reforçou a defesa do acesso universal à água potável e ao esgotamento sanitário como direitos humanos fundamentais, destacando que não há justiça ambiental sem justiça social.
Para a direção do Sintaema “sem saneamento não há dignidade, saúde nem justiça ambiental”.
A bancada do Sintaema acompanha essas discussões com atenção, reafirmando seu papel na construção de um projeto nacional de desenvolvimento com valorização do trabalho, soberania e sustentabilidade — um projeto que olhe para o futuro do trabalho e da sociedade, colocando a vida e o meio ambiente no centro das decisões.
Ver essa foto no Instagram








