Home Destaque Sintaema e CTB-SP participam da etapa estadual da II Conferência Nacional do...

Sintaema e CTB-SP participam da etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho

O Sintaema, junto à CTB São Paulo, participou nesta quinta (4) da etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho, realizada no auditório da Superintendência Regional do Trabalho. O encontro reuniu governo federal, centrais sindicais, entidades patronais, movimentos sociais e especialistas, confirmando a centralidade do debate sobre o futuro do trabalho no Brasil.

A presença do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, reforçou o caráter estratégico do evento, que busca atualizar as diretrizes nacionais para enfrentar a precarização, reorganizar as relações de trabalho e recolocar o emprego digno como eixo de um projeto nacional de desenvolvimento.

Para o Sintaema, a conferência acontece em um momento decisivo. O Brasil precisa reconstruir uma política de trabalho que tenha por centro o desenvolvimento com distribuição de renda, industrialização forte, proteção social, geração de empregos dignos e combate às desigualdades — um caminho que só será possível com diálogo, participação popular e compromisso com a classe trabalhadora.

Entre as pautas mais urgentes levadas pela CTB São Paulo está a defesa do fim da escala 6×1, uma das formas mais brutais de desgaste físico e emocional dos trabalhadores. A central reforça que qualquer mudança deve garantir avanços reais, sem perdas salariais ou de direitos, e que o país precisa caminhar em direção a jornadas mais humanas, como vêm mostrando experiências internacionais.

“Precisamos olhar para os bons exemplos. O México deu um passo histórico, ampliando direitos e reduzindo jornadas para fortalecer a saúde e a qualidade de vida dos trabalhadores. O Brasil precisa se inspirar nesses exemplos e avançar na mesma direção, enfrentando modelos exaustivos que apenas ampliam o lucro patronal em detrimento da vida”, defendeu Rene Vicente, presidente da CTB São Paulo.

Durante o encontro, foram debatidos temas como o impacto das novas tecnologias, formas cada vez mais precárias de contratação, saúde e segurança, combate ao assédio moral, democracia no local de trabalho e fortalecimento do papel sindical. São discussões que irão orientar a etapa nacional da Conferência, contribuindo para reconstruir um sistema de relações trabalhistas que enfrente desigualdades e proteja quem realmente produz a riqueza do país: a classe trabalhadora.

Nesta linha, o Sintaema reafirma seu compromisso em defender emprego digno, jornada justa, direitos valorizados e serviços públicos fortes, participando ativamente deste processo e levando a voz da categoria para todos os espaços de formulação política.

Só com luta e participação ativa construiremos um Brasil mais justo, sustentável e humano para toda a classe trabalhadora.