Na manhã de hoje (27), as trabalhadoras e trabalhadores da CETESB participaram do ato promovido pelo Sintaema em defesa do pagamento do reajuste salarial e dos benefícios, conforme aprovado na última assembleia.
Os companheiros aprovaram por unanimidade a continuação do movimento, com novo ato na próxima terça-feira e a entrega de um documento feito pelos trabalhadores à direção da CETESB.
Vários diretores do Sintaema colocaram a situação preocupante em que se encontra o meio ambiente em nível nacional e estadual, não há reconhecimento do governo do importante trabalho desenvolvido pelos profissionais, o que domina é o estado mínimo, com ataques aos direitos trabalhistas.
Não foi somente a questão salarial que foi abordada no ato, mas também houve críticas ao governo nacional e o a política de destruição do meio ambiente que norteia o país devido aos incêndios na Amazônia e outras ações desalinhadas com a defesa ambiental.
Enfim, a reunião com o secretário de Meio Ambiente
Depois de quase quatro meses de tentativas, o Sintaema conseguiu enfim se reunir com o secretário Marcos Penido, da SIMA – Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, no dia 26 de agosto.
O Sintaema colocou as reivindicações dos trabalhadores da CETESB e da Fundação Florestal, para que as pautas sejam atendidas e o secretário tenha um olhar mais atento ao pleito. A questão dos trabalhadores da CETESB, por estar no âmbito judicial, será preciso aguardar o cumprimento da liminar até o dia 16 de setembro.
Na questão da pauta das trabalhadoras e trabalhadores da Fundação Florestal, o Sintaema pediu para que haja evolução nas reivindicações, e que possa haver avanços em pontos que não dependem do governo, como a possibilidade de reajuste no vale-refeição.
O secretário informou que vai se empenhar para atender às demandas.
Participação dos trabalhadores nos atos
O presidente do Sintaema, José Faggian, frisou que neste momento é de suma importância que todos os trabalhadores mantenham-se unidos e participem dos atos para mostrar ao governo e à direção da CETESB e da Fundação Florestal o sentimento de insatisfação frente ao tratamento que vem sendo dispensado às mais justas reivindicações.
Próximo ato: Lanche comunitário
Dia 3 de setembro, terça-feira, às 8h – Sede da CETESB
Todos juntos nesta luta!