Para atender os atingidos pelo desastre que devastou São Sebastião e regiões vizinhas, os trabalhadores e trabalhadoras da Sabesp têm atuado de forma rápida e permanente para atender a população atingida pelos temporais da última semana.
Em boletim divulgado nesta quarta (23), a Sabesp informou que restabeleceu o fornecimento de água em todos os bairros afetados pelas fortes chuvas em São Sebastião, no litoral norte.
“Uma resposta rápida e que mostra a potência da Sabesp como empresa pública e a força do seu papel social para São Paulo. Segundo o boletim da empresa, todas as estações de tratamento de água já foram religadas, restabelecidas”, afirmou a direção do Sintaema ao parabenizar os trabalhadores e trabalhadoras pela celeridade neste momento tão difícil.
Segundo informações da empresa, a Sabesp também enviou para a região mais de 40 mil garrafas d’água, 108 mil copos e 30 mil litros de água em caminhões-tanque à região, para serem distribuídos entre a população local e garantir que eles tenham acesso à água tratada em todos os pontos afetados.
“Temos a informação que desde a madrugada de sábado (18), a Sabesp tem atuado, com todos os funcionários disponíveis, em várias frentes: manutenção das redes de água e esgoto e a recuperação das áreas afetadas. Essa força tarefa garantiu que o abastecimento fosse retomado de forma rápida e dentro do que estabelece a agência reguladora do setor”, afirmou a direção do Sindicato.
A empresa informou ainda que destacou um grupo de trabalhadores e trabalhadoras que estão atuando para receber, separar, embalar, colocar em caixas e transportar as doações recebidas. “Esses homens e mulheres estão trabalhando dia e noite para que a ação de solidariedade seja bem-sucedida e levada com rapidez para os atingidos. Mais uma vez os sabespianos e sabespianas comprovam seu papel como agentes de transformação social e garantidores de direitos essenciais à população”, ressaltou a direção do Sintaema.
O boletim da empresa também destaca que a Sabesp continuará na região ampliando o atendimento direto aos moradores, dando assistência com distribuição de copos de água e disponibilizando caminhões-tanque – mesmo em bairros não atendidos pela Companhia como Camburi, Camburizinho, Baleia e Sahy.
Experiência em socorro
Não é de hoje que a Sabesp já comprovou sua experiência em atendimentos de socorro. Em 2020, após temporal que acarretou em enchente no Ribeirão Lavapés, na cidade de Botucatu, a Sabesp conseguiu restabelecer o abastacimento de aguá em questão de horas, após trabalhar sem parar a noite inteira do incidente. Na época, a força das águas abriu enorme cratera e rompeu a adutora que abastece 23 bairros na cidade.
Na ocasião, a força das águas derrubou a ponte e rompeu mais de 30 metros de adutora de 300 mm de diâmetro. “Graças ao trabalho rápido e em conjunto de trabalahadores, técnicos e engenheiros – de diferentes partes do estado e com diferentes conhecimentos – em questão de horas Botucatu teve seu abastecimento restabelecido. Esse é mais um caso, entre muitos, que a Sabesp coleciona em sua história. Um comportamento que não vemos na mesma proporção pelas empresas privadas”, avaliou a direção do Sintaema.
Parabéns a todos e todas que estão empenhados em ajudar a população atingida pelos temporais na última semana. Muito nos orgulha fazer parte da família Sabesp.