Para tratar de assuntos que são importantes aos trabalhadores da Sabesp-Norte, o Sintaema participou de reunião virtual com a superintendente da Unidade de Negócio Norte, Débora Pierini Longo e com Ronaldo Leite, do departamento administrativo, na data de ontem (3)
A reunião abordou a questão do projeto piloto do teletrabalho que começou neste mês de agosto, no qual dois setores da Unidade Norte estão participando: Contas a Pagar e Licitações.
Como há algumas mudanças neste novo modelo, o Sintaema participará da comissão criada para implantação do projeto piloto, e acompanhará todo o processo para que haja regras claras que deverão constar no acordo coletivo para que nenhum trabalhador seja prejudicado.
O Sintaema expôs sua preocupação com os trabalhadores em relação a uma possível volta às atividades presenciais, e cobrou que a empresa ofereça toda a segurança necessária para a preservação de todos.
Em resposta aos questionamentos do sindicato a empresa informou que a adesão ao projeto-piloto de teletrabalho é optativa, não é obrigatória, ficando à escolha do trabalhador em aceitar ou não participar do projeto.
Em relação à preocupação do sindicato sobre a possibilidade de um retorno presencial dos trabalhadores, a empresa informou que quando houver o retorno serão tomadas todas as medidas necessárias a para a segurança dos trabalhadores.
Marco Regulatório
Também foram abordadas na reunião as alterações do novo marco regulatório do saneamento, com destaque para o veto presidencial ao artigo 16, que justamente trata dos contratos de programa entre as estatais e os municípios e agora está ameaçado caso o veto não seja derrubado.
Foi informado pela superintendente que de todas as cidades atendidas pela Norte apenas o município de Socorro ainda não assinou o contrato com a empresa.
Por sua vez, o sindicato expôs as diversas formas de luta que vem desempenhando pela derrubada do veto e até mesmo contra a própria lei aprovada, com ingresso de ADIN’s, carta aos pré-candidatos, à população, gestão junto a parlamentares, e outras ações.
É o Sintaema na luta em defesa dos trabalhadores e do saneamento público!
Estamos juntos!